Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/88879

TítuloRedes sociais como ferramenta de interação em um curso EAD com aulas assíncronas
Outro(s) título(s)Social networks as an interaction tool in an asynchronous distance learning course
Autor(es)Felício, Milena Gurgel
Orientador(es)Gomes, Maria João
Palavras-chaveComunidade virtual de aprendizagem
Facebook na educação
Interação na educação à distância
Facebook in education
Interaction in distance education
Virtual learning community
Data25-Out-2023
Resumo(s)As redes sociais têm se tornado cada vez mais comuns enquanto ferramentas de interação em contextos educativos, tanto na modalidade presencial quanto, destacadamente, nas modalidades híbrida e à distância. Esta pesquisa visou investigar o uso de uma rede social como ferramenta de interação em um curso online de inglês para alunos de idades entre 25 até 65+, no contexto da educação não-formal, com aulas assíncronas e ritmo “self-paced”, em que cada aluno determina seu cronograma. Nesse contexto, assumiu-se a seguinte questão de investigação: “Qual o contributo das redes sociais como ferramenta de interação em um curso de inglês online com aulas assíncronas?”. Optou-se pelo desenho metodológico do estudo de caso para analisar o impacto da adoção da rede social Facebook como espaço de interação, na aprendizagem, na motivação e nos sensos de pertença e comunidade dos alunos. Trata se de uma pesquisa que fez uso de dados qualitativos e quantitativos e empregou, como técnicas de recolha de dados, a observação participante, a análise de artefatos e mensagens em plataformas digitais, e o inquérito por questionário online. Os dados qualitativos foram analisados sob a perspectiva da análise temática, enquanto os dados quantitativos receberam tratamento estatístico com base na estatística descritiva. Definiram-se um conjunto de critérios para seleção da rede social a adotar, tendo-se optado pelo Facebook por atender a um maior número de requisitos. Os resultados apontam para uma estreita relação entre a participação ativa no grupo do Facebook e o aproveitamento dos alunos, reduzindo inclusive o tempo de conclusão do curso. Os alunos sentiram-se mais motivados e apoiados, tendo desenvolvido senso de pertença a uma comunidade, o que relataram considerar importante. O estudo permitiu ainda confirmar que não basta a criação do grupo na rede social para que tal efeito aconteça, o que reforça a necessidade do acompanhamento técnico e pedagógico do educador, característica importante das Comunidades Virtuais de Aprendizagem, no sentido de criar oportunidades de interação, manter os alunos motivados e resolver problemas técnicos, promovendo assim a atividade constante do grupo.
Social networks have become increasingly common as interaction tools in educational contexts, being it face-to-face or even more notably, in hybrid and distance learning modes. This research aimed to investigate the use of a social network as an interaction tool in an online English course in the context of non-formal education, with asynchronous and self-paced lessons for students aged 25 to 65+. Thus, the research question is “What is the contribution of social networks as an interaction tool in an online English course featuring asynchronous lessons?”. Case study was chosen as the methodological design to assess the impact of adopting the social network Facebook as a space for interaction on learning, motivation, and students' sense of belonging and community. The research made use of qualitative and quantitative data and employed, as data collection techniques, participant observation, analysis of artefacts and messages on digital platforms, and online survey. Qualitative data were analyzed from the perspective of thematic analysis, while quantitative data received statistical treatment based on descriptive statistics. A set of criteria was defined for selecting the social network to adopt, with Facebook being chosen as it met a greater number of requirements. The results point to a close relationship between active participation in the Facebook group and students’ achievement, including course completion time. Students felt more motivated and supported, having developed a sense of belonging to a community, which they reported to consider important. The research also led to the confirmation that the creation of a group on the social network is not enough for such an effect to take place, which reinforces the need for technical and pedagogical follow-up by the educator, an important characteristic of Virtual Learning Communities, in the sense of creating opportunities for interaction, keeping students motivated and solving technical problems, thus promoting constant activity of the group.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/88879
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Milena Gurgel Felicio.pdfDissertação de mestrado4,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID