Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/88738

TítuloAs exigências do mercado internacional para as PME’s portuguesas do setor do vestuário
Autor(es)Moreira, Vânia Daniela Martins
Orientador(es)Carballo-Cruz, Francisco
Palavras-chaveIndústria têxtil e vestuário
Internacionalização
Competitividade
Sustentabilidade
Certificações
Textile and clothing industry
Internationalization
Competitiveness
Sustainability
Certifications
Data5-Fev-2024
Resumo(s)A globalização foi um motor de alavancagem para o mercado global comercial, tendo possibilitado uma significativa diminuição de barreiras comerciais, o que desencadeou um maior fluxo de bens e serviços. Graças a este feito, a Indústria Têxtil e Vestuário (ITV) é das maiores indústrias a nível global, empregando centenas de milhões de pessoas por todo o mundo e, contribui, significativamente, para o aumento do comércio, Produto Interno Bruto (PIB) e emprego da região em que está instalada. O processo de internacionalização está cada vez mais presente na esfera empresarial, sendo impulsionado pelo comportamento dos consumidores: os que fazem compras de bens comuns e os que optam pelas compras personalizadas. De forma a garantir a posição competitiva a longo prazo, é muito importante adaptar o grau de internacionalização de uma empresa às tendências do mercado e dos seus adversários pelo que, à disposição das empresas, existe uma panóplia de modos de entrada, cabendo-lhes optar pelo método que lhes é mais benéfico. Dado o aumento da concorrência nacional e a competitividade a nível internacional, o setor têxtil e vestuário tem vindo a desenvolver uma maior preocupação em conceber produtos com maior valor e qualidade de forma a responder às exigências do mercado internacional. O surgimento e a introdução de novas tecnologias são benéficos para todas as atividades. Na Europa, a sustentabilidade é uma diretriz cada vez mais implementada, especialmente no setor da moda, visto ser um dos mais poluentes. Assegurar a saúde social e ambiental exige a implementação de indicadores de qualidade e sustentabilidade que respondam aos inconvenientes que se manifestem no produto, serviços e na gestão de qualidade e, o cumprimento destas iniciativas induzem à obtenção de certificações. O sucesso das empresas depende, essencialmente, dos seus recursos humanos e como tal, a sua qualificação é crucial para que possam crescer nacional e internacionalmente.
Globalization was a leverage engine for the global trade market, having enabled a significant decrease in trade barriers, which triggered a greater flow of goods and services. Given to this achievement, the Textile and Clothing Industry (TCI) is one of the largest industries globally, employing hundreds of millions of people around the world and contributes significantly to the increase in trade, Gross Domestic Product (GDP) and employment of the region and that is installed. The internationalization process is increasingly present in the business sphere, being driven by the behavior of consumers: those who make purchases of common goods and those who opt for personalized purchases. In order to guarantee the competitive position in the long term, it is very important to adapt the degree of internationalization of a company to the trends of the market and its adversaries so that, at the disposal of companies, there is a panoply of entry modes, and it is up to them to choose the method that is most beneficial to them. Given the increase in national competition and competitiveness at an international level, the Textile and Clothing sector has been developing a greater concern in designing products with greater value and quality in order to respond to the demands of the international market. The emergence and introduction of new technologies are beneficial for all activities. In Europe, sustainability is an increasingly implemented guideline, especially in the fashion sector, as it is one of the most polluting. Ensuring social and environmental health requires the implementation of quality and sustainability indicators that respond to the drawbacks that manifest themselves in the product, services and quality management, and compliance with these initiatives leads to the achievement of certifications. The success of companies depends essentially on their human resources and as such, their qualification is crucial for them to grow nationally and internationally.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/88738
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vania Daniela Martins Moreira.pdfDissertação de mestrado852,27 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID