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dc.contributor.advisorAlbuquerque, Pedro Barbaspor
dc.contributor.authorCunha, Filipa Brandão dapor
dc.date.accessioned2024-02-12T12:12:10Z-
dc.date.available2024-02-12T12:12:10Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/88734-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractA proficiência musical tem um efeito significativo no desenvolvimento das capacidades cognitivas e envolve processos como a atenção ou a memória. A memória de trabalho, por sua vez, caracteriza-se como um sistema capaz de manter a informação ativa no momento em que desempenhamos uma determinada tarefa (e.g., aprender a tocar um instrumento musical). Com efeito, a memória de trabalho mostra-se essencial à aquisição desta competência. Mas terá a proficiência musical um impacto diferenciado na capacidade de memória quando desempenhamos tarefas com estímulos musicais e tarefas com estímulos não musicais? Esta foi a questão de investigação no presente estudo. Os participantes (estudantes de música) realizaram tarefas de recordação de dígitos, notas musicais e localizações espaciais, nas ordens direta e inversa. Foi também realizada uma tarefa recorrendo a um procedimento modificado de Stroop, com estímulos musicais. Os resultados neste estudo não evidenciaram diferenças significativas no desempenho dos participantes nas tarefas de memória. Apenas se verificaram diferenças significativas na tarefa de amplitude de memória imediata para dígitos. Por fim, verificou-se também um aumento no desempenho das tarefas, entre os diferentes níveis de ensino, cujo efeito de progressão pode ser explicado pelo fator idade.por
dc.description.abstractMusic expertise has a significant effect on the development of cognitive abilities and involves processes such as attention or memory. In turn, working memory is characterized as a system capable of holding information active when we perform a specific task (e.g., learning to play a musical instrument). Therefore, working memory proves to be essential for acquiring this skill. But what effect has musical proficiency on memory capacity when performing tasks with musical stimuli compared to tasks with non musical stimuli? The present study aimed to answer this question. Participants (music students) performed tasks involving recall of digits, musical notes, and spatial locations, in both forward and backward tasks. A modified Stroop task with musical stimuli was also conducted. The results in this study did not reveal significant differences in participants performance in memory tasks. However, differences were observed in the span task, with better performance for digits. Lastly, there was also an increase in performance in memory tasks, between different groups, whose progression effect can be explained by age.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectCompetência musicalpor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopor
dc.subjectMemória de trabalhopor
dc.subjectMusic expertisepor
dc.subjectChildrenpor
dc.subjectCognitive developmentpor
dc.subjectWorking memorypor
dc.titleUm sol de cor: a proficiência musical e o efeito de progressão na capacidade de memóriapor
dc.title.alternativeNote to remember: music expertise and progression effect in working memory capacitypor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203514203por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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