Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8873

TítuloExpectativas e vivências académicas: impacto no rendimento dos alunos do 1º ano
Autor(es)Fernandes, Eugénia M.
Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveEnsino Superior
Transição académica
Adaptação académica
Sucesso académico
Enseignement Supérieur
Transation académique
Adaptation universitaire
Réussite académique
Higher Education
Academic transation
Academic sucess
College adjustment
Data2005
EditoraUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC)
RevistaPsychologica
Citação"Psychologica." ISSN 0871-4657. 40 (2005) 267-278.
Resumo(s)Tomando um grupo de alunos, .. ano da Universidade (n=68), diferenciados segundo o curso e o nível de rendimento académico, analisou-se o padrão de respostas a um conjunto de itens de escalas de expectativas e de vivências acadêmi-cas aplicadas ao longo do ano escolar. Tomando uma perspectiva qualitativa de análise, incidindo no conteúdo de cada item isoladamente, procurou-se no final (categorizar) os itens que mais diferenciaram os alunos com melhor e pior rendi¬mento em dois agrupamentos de cursos: Engenharias e Ciências Económicas. Os resultados sugerem que os alunos com melhor rendimento acadêmico no final do ano, tendem a apresentar aquando da entrada para a universidade expectativas menos elevadas relativamente ao investimento institucional, utilização de recursos e envolvimento social, parecendo mais realistas em tais expectativas que os seus colegas com pior rendimento. No fim do primeiro semestre, os bons alunos mostram uma melhor adaptação às tarefas relacionadas com a aprendizagem e com o estudo. No final do ano lectivo, os alunos com melhor rendimento destacam-se essencialmente pelo relativo desinvestimento em actividades natureza interpessoal/social.
Nous avons analysé les réponses aux items de trois questionnaires (expectatives académiques, expériences académiques, pratiques de convivialité) réalisés au long de l'année universitaire à deux groupes d'étudiants universitaires de 1ère année (n=68) présentant des différences du point de vue de leur performance académique. En partant d'une perspective qualitative d'analyse concernant le contenu de chaque item, nous avons cherché (à catégoriser) les items qui permettent de différencier le plus les étudiants ayant la meilleure ou la moins bonne réussite dans deux groupes de filieres d'études : Ecoles d'lngénieurs et Sciences Economiques.les résultats suggerent que les étudiants qui ont une meilleure performance académique à la fin de I'année présentent, au début de I'année, des expectatives moins élevées en ce qui concerne I'engagement de "institution universitaire, I'utilisation des ressources et les pratiques de convivialité. À la fin du ler semestre, les bons éleves révelent une meilleure adaptation aux tâches universitaires concernant l'apprentissage et l'étude. À la fin de l'année universitaire, les meilleurs étudiants se détachent par une plus faible participation au niveau des activités de type social et interpersonnel.
Considering a group of first year university students (n-68), differentiated by degree course and academic performance level, we analyse the answer patterns in a sample of items from expectations and academic experiences scales applied to different moments of the academlc year. Based on a qualitative analysls, and taking the specific content of each item, we aim to (categorize) the Items that most differentiate the students with hlgh academlc achievement from those wlth poor academic achievement In two major course areas: Engineering and Economic Sciences. Results suggest that students with high academic achievement at the end of year present lesser expectations at their entrance to university, In relation to Instltutional and social investment, than their colleagues with poor academic achievement. At the end of the first semester, students with more academic suc¬cess are better adapted to academic tasks. Finally, at the end of the school year, the best students seem to be less involved In extracurricular activities, at interpersonal and social levels.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8873
ISSN0871-4657
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
expectativas e vivencias académicas em estudantes do 1º ano.PDFdocumento principal1,09 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID