Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/88713

TítuloPublic policies for preschool education in Angola: from formulation to implementation, what has changed?
Outro(s) título(s)Políticas públicas para a educação pré-escolar em Angola: da formulação à implementação, o que mudou?
Autor(es)Dumbo, Narciso
Sarmento, Teresa
Palavras-chaveChildren's rights
Preschool education
Public policies
Direitos da criança
Educação pré-escolar
Políticas públicas
Data31-Dez-2023
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
RevistaChild Studies
CitaçãoDumbo, N., & Sarmento, T. (2023). Public policies for preschool education in Angola: from formulation to implementatio, what has changed?. Child Studies, (3), 13–28. https://doi.org/10.21814/childstudies.5211
Resumo(s)This text seeks to reflect on the nature of the formulation of the current public policy for preschool education in Angola. Based on documentary analysis of the main official and legislative documents, we see the involvement of the state in regional and international challenges has increased the development of a set of policy texts directed at children's rights. Thus, the question arises as to whether the public policy for preschool education, fragmented in normative instrumentalization and in national development programmes and plans, mimics and complies with the international Agendas, or if they are functional and indicative of social justice in education that allows for the mitigation of inequalities in access, especially for vulnerable children, in a context where out of 10 children from low-income families, only two children have guaranteed access to attendance.
Este texto procura refletir sobre a natureza da formulação da atual política pública para a educação pré-escolar em Angola. Com base na análise documental dos principais documentos oficiais e legislativos, verifica-se o envolvimento do Estado nos desafios regionais e internacionais aumentou o desenvolvimento de um conjunto de textos políticos voltados para os direitos da criança. Assim, coloca-se a questão de saber se as políticas públicas de educação infantil, fragmentadas na instrumentalização normativa e nos programas e planos nacionais de desenvolvimento, mimetizam e cumprem as agendas internacionais, ou se são funcionais e indicativas de justiça social na educação que permita a mitigação das desigualdades no acesso, especialmente para crianças vulneráveis, num contexto em que, em cada 10 crianças de famílias de baixos rendimentos, apenas duas crianças têm acesso garantido.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/88713
DOI10.21814/childstudies.5211
ISSN2795-5915
Versão da editorahttps://revistas.uminho.pt/index.php/childstudies/article/view/5211
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:UMinho Editora - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1_N3_CHILD+STUDIES_versão+completa.pdf290,62 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID