Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/88516

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinto, Carlospor
dc.contributor.authorFaria, Maria Sanches Leitepor
dc.date.accessioned2024-02-05T16:42:13Z-
dc.date.available2024-02-05T16:42:13Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/88516-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia em Cognição Humanapor
dc.description.abstractO conceito de aprendizagem lúdica implica que as crianças participem ativamente no que as rodeia, o que ajuda a alimentar a curiosidade, criatividade e capacidade de resolver problemas. Esta abordagem é crucial nas fases iniciais da educação das crianças pequenas e acredita-se que tem um impacto considerável no seu crescimento cognitivo, social e emocional. No entanto, a análise do modo como a aprendizagem lúdica influência o desenvolvimento da criança tem-se deparado com dificuldades metodológicas, tornando a interpretação dos resultados complexa. Nesta investigação, analisámos novamente a forma como o treino pode influenciar as capacidades de resolução de problemas das crianças no futuro. Comparámos duas variações do paradigma da tarefa de construção LEGO: Para a realização das tarefas, numa versão as crianças tinham as instruções de construção permanentemente disponíveis noutra, após um período de estudo das instruções, as instruções eram removidas e só depois dadas as peças. A fase de treino, uma fase prévia às tarefas, também possui duas variações do treino: ou as instruções eram explicandas com os seus componentes ou explicadas sem eles. Revisitámos a discussão sobre a forma como o treino pode afetar o desempenho posterior na resolução de problemas. No final, o desempenho tendeu a ser melhor quando a criança pôde fazer uso da instrução durante a construção, e inesperadamente o resultado do treino sem os componentes foi melhor durante a resolução das tarefas com instruções presentes.por
dc.description.abstractThe concept of learning through play involves children actively participating in their surroundings, which helps nurture their curiosity, creativity, and ability to solve problems. This approach is crucial in the initial stages of education for young children and is believed to have a considerable impact on their cognitive, social, and emotional growth. However, the examination of how play influences child development has encountered difficulties in methodology, making the interpretation of results more complex. In this research, we took another look at how training might influence children's problem-solving abilities in the future. We contrasted two variations of the LEGO construction task paradigm: either with the building instructions permanently available or, after a period of study of the instructions, and then with the instructions removed, as well as two variations of the training: either explaining the instructions with its components or without them. We revisited the discussion on how training may affect subsequent problem-solving performance. At the end, the performance tended to be better when a child could make use of the instruction during the construction, and unexpectedly the result of the training without the components were better during the resolution of the tasks with instructions present.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectTreinopor
dc.subjectInstruçõespor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectConstruções LEGOpor
dc.subjectSucessopor
dc.subjectTrainingpor
dc.subjectInstructionspor
dc.subjectProblem-solvingpor
dc.subjectLEGO constructionspor
dc.subjectSuccesspor
dc.titleInstructions during object playpor
dc.title.alternativeInstruções e manipulação lúdica de objetospor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203477103por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Sanches Leite de Faria.pdfDissertação de mestrado1,2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID