Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/88238

TítuloA influência da cor no movimento fílmico neo-noir do realizador sul-coreano Park Chan-wook: a função paradigmática da cor para a construção de uma narrativa visual eficiente
Outro(s) título(s)The influence of colour in the neo-noir movement of south Korean director Park Chan-wook: the paradigmatic role of colour in building an efficient visual narrative
Autor(es)Silva, Clara Isabel Gonçalves da
Orientador(es)Pires, Helena
Dale, Martin John
Palavras-chaveCinema
Coreia do Sul
Narrativa visual
Park Chan-Wook
South Korea
Visual narrative
Data8-Jan-2024
Resumo(s)A cor está presente no quotidiano de cada indivíduo e faz intrinsecamente parte de todas as artes visuais. Contudo, questiona-se se a cor funciona apenas como um adereço ou corno meio fulcral e fundamental para construções narrativas e comunicativas artísticas. A tese em questão terá como especial foco o movimento cinematográfico neo-noir na Coreia do Sul, decisão esta tomada devido ao facto da Coreia do Sul ser reconhecida universalmente como um grande ícone do cinema. A decisão de abordar os filmes de Park Chan-wook foi tomada devido ao facto de que muita da produção fílmica deste realizador categorizar-se como sendo neo-noir, com uma enorme presença de cor. Através de uma análise visual das obras selecionadas do realizador, complementada com leituras de especialistas das áreas do cinema e da semiótica, pretende-se saber de que modo é que o elemento visual referenciado anteriormente — a cor funciona como pilar influenciador para uma construção narrativa coesa no caso do trabalho de Park Chan-wook.
The influence of colour in the neo-noir movement of south Korean director Park Chan-wook: the paradigmatic role of colour in building an efficient visual narrative The concept of colour is a staple in the everyday lives of everyone, therefore being an intrinsic part of all visual arts/media. However, it is questioned whether colour functions as an adornment or as a central and fundamental mean for artistic narrative and communicative constructions. This dissertation will have a special focus on the neo-noir cinematographic movement in South Korea, a decision taken due to South Korean being an universally recognized cinema icon. The Park Chan-wook films were specifically chosen for this study as this director's work, besides being critically acclaimed, is inserted into the neo-noir movie genre, where each one contains several and different instances and uses of colour. Through a visual analysis of this directors selected works, complemented with written studies of several specialists in the film and semiotic fields, the ultimate conclusion that this study will try to achieve is based on whether or not colour in films work as an influential pillar for a cohesive narrative construction, in the case of Park Chan-rook's works.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
URIhttps://hdl.handle.net/1822/88238
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Clara Isabel Goncalves da Silva.pdfDissertação de mestrado12,89 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID