Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/88091

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMendonça, Paulopor
dc.contributor.authorBelinho, Alberto Alexandre Brandãopor
dc.date.accessioned2024-01-12T15:14:28Z-
dc.date.available2024-01-12T15:14:28Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/88091-
dc.descriptionTrabalho de projeto de mestrado integrado em Arquitetura, área de Ciências e Tecnologiapor
dc.description.abstractCom os preços da habitação a não pararem de subir, independentemente da oscilação de todos os fatores macroeconómicos, a compra de habitação parece cada vez mais uma miragem, especialmente para as gerações mais novas. Este trabalho de projeto coloca a hipótese das casas modulares móveis serem a solução para este problema. E porque não concebê-las de uma forma apelativa, harmoniosa e desejável, como um objeto do quotidiano à semelhança de um carro ou um smartphone? Este projeto é uma experiência, talvez até um possível revivalismo do movimento Citrohän impulsionado por Le Corbusier, há cerca de cem anos, com uma adaptação contemporânea, mantendo, no entanto, alguns princípios chave como a proporção de ouro, que estão aparentemente cada vez mais em desuso atualmente.por
dc.description.abstractAs housing prices seem to never stop soaring no matter the macro-economic outlook during the last few years, home ownership is looking more like a mirage rather than a reality, especially for younger generations. This project hypothesizes that modular houses are a real answer to that problem. And by the way, why not doing it in a more appealing, harmonious and desirable way, like an object, a car, a phone? This is an experiment, perhaps a revival of the Citrohän movement led by Le Corbusier a hundred years ago, with a contemporaneous twist on it, while keeping some core principles like the golden ratio, which seems to have been increasingly forgotten nowadays.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectPré-fabricadopor
dc.subjectAlumíniopor
dc.subjectIndústria automóvelpor
dc.subjectDesignpor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectPrefabricatedpor
dc.subjectAluminniumpor
dc.subjectAutomotive industrypor
dc.titleA casa como produto. Como tornar uma casa móvel num objeto de desejopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203452976por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade14 valorespor
sdum.uoeiEscola de Arquiteturapor
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EAAD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alberto Alexandre Brandao Belinho.pdfProjeto de Mestrado41,82 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID