Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/88005

TítuloDa contextualização curricular à qualidade do ensino e aprendizagem: desafios contemporâneos em Angola
Outro(s) título(s)From curricular contextualization to the quality of teaching and learning: contemporary challenges in Angola
Autor(es)Ernesto, Eduarda João
Orientador(es)Viana, Isabel Carvalho
Palavras-chaveContexto educativo angolano
Contextualização
Currículo escolar
Qualidade de ensino e aprendizagem
Angolan educational context
Contextualization
Quality of teaching and learning
School curriculum
Data13-Dez-2023
Resumo(s)Este estudo destaca a importância da educação, particularmente em Angola, diante das mudanças sociais e da necessidade de adaptar o currículo escolar para a melhoraria da qualidade do ensino e da aprendizagem, com ênfase na contextualização curricular. O objetivo principal foi de analisar as perceções dos professores sobre as suas práticas curriculares quotidianas, relacionadas à contextualização curricular, visando a qualidade do ensino e da aprendizagem numa escola do 1º ciclo do ensino secundário em Angola. Adotamos uma abordagem qualitativa, tipo estudo de caso. Utilizou-se a análise documental e a entrevista semiestruturada como instrumentos essenciais de recolha de dados. As entrevistas envolveram a participação de seis professores de uma escola pública do 1º ciclo do ensino secundário em Angola, localizada na província de Malange, ao Norte de Angola, e análise documental do Projeto educativo da escola. Os dados recolhidos foram sujeitos à análise de conteúdo. Os resultados e considerações finais do estudo revelam desafios significativos nas políticas e práticas curriculares em Angola em relação à qualidade do ensino e aprendizagem. Os professores percebem que o currículo atual não atende eficazmente às necessidades locais, o que levanta preocupações sobre sua eficácia e implementação. A falta de envolvimento dos professores na elaboração do currículo limita a sua adaptação às necessidades dos alunos e do contexto local, afetando a qualidade do ensino e da aprendizagem.
This study highlights the importance of education, particularly in Angola, in the face of social changes and the need to adapt the school curriculum to improve the quality of teaching and learning, with an emphasis on curriculum contextualization. The main objective was to analyze teachers' perceptions of their daily curriculum practices related to curriculum contextualization, aiming to enhance the quality of teaching, and learning in a first-cycle secondary school in Angola. We adopted a qualitative, case study approach. Documentary analysis and a semi-structured interview were used as essential data collection instruments. The interviews involved the participation of six teachers from a public first-cycle secondary school in Angola, located in the province of Malange in the north of Angola, and a documentary analysis of the school's educational project. The collected data underwent content analysis. The study's results and final considerations reveal significant challenges in Angola's curriculum policies and practices concerning the quality of teaching and learning. Teachers perceive that the current curriculum does not effectively meet local needs, raising concerns about its effectiveness and implementation. The lack of teacher involvement in curriculum development limits its adaptation to students' and the local context's needs, affecting the quality of teaching and learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/88005
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Eduarda Joao Ernesto Rangel.pdfDissertação de Mestrado1,98 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID