Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/87621

TitleAvaliação de ferramentas tecnológicas para o ensino de ergonomia, saúde e segurança
Other titlesEvaluation of technological tools for teaching ergonomics, health and safety
Author(s)Barbosa, Joana Pinto
Advisor(s)Costa, Nélson Bruno Martins Marques da
Costa, Susana Raquel Pinto
KeywordsSST
Ensino à Distância
TIC
Ambientes virtuais (RA/RV)
Simulação
OSHDigit
OSH
Distance Learning
ICT
AR/VR
Simulation
Issue date28-Nov-2023
Abstract(s)A presente dissertação realizada no âmbito do Mestrado em Engenharia Humana tem como temática a utilização de ferramentas tecnológicas no Ensino Superior de Ergonomia, Saúde e Segurança para a promoção da utilização destas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem nesta área científica. Inicialmente, foi apresentado o estado da arte associado aos conceitos que têm uma relação direta com a temática- Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a sua caracterização e utilização no Ensino em Portugal e no contexto de Engenharia; Active Learning e Smart Learning Environments (E-learning, B learning e M-learning) e por fim, ferramentas e tecnologias educativas e os recursos associados à área de SST. Esta pesquisa alicerçou-se na recolha de ferramentas TIC e na materialização do uso destas ferramentas, tendo sido feita uma recolha exaustiva destes recursos ao longo do percurso de pesquisa. Salientou-se uma dificuldade na recolha de ferramentas associadas aos Ambientes Virtuais (Realidade Aumentada/Realidade Virtual) e gamificação, assim como ferramentas de Laboratórios Virtuais e Simulação. Foram realizadas duas Revisões Sistemáticas de Literatura (SLR) com base no método PRISMA para reunir as ferramentas supracitadas, com o intuito de colmatar a dificuldade na acessibilidade a esta tipologia de TIC. Como proposto nos objetivos específicos, foi criada uma plataforma que inclui todas as ferramentas recolhidas de acordo com as categorias de risco segundo a CCOSH assim como, algumas características associadas à categorização e avaliação das mesmas como os subprocessos de gestão de risco, as categorias de aplicação, grau de complexidade, tempo de utilização e por fim, tipologia de recurso. Conclui-se desta análise que existe um número reduzido ou inexistente em determinadas tipologias de ferramentas como RA/RV e Laboratórios Virtuais e Simulação, sendo que, as ferramentas recolhidas são maioritariamente materializadas para o contexto laboral e limitadas/reduzidas a determinadas áreas laborais (e.g., construção e contaminação química), restringindo este tipo de ferramentas a determinados nichos de categorias de risco. As limitações associadas a este trabalho prenderam-se essencialmente com questões temporais, terminologias/conceitualização e associadas à natureza da metodologia de investigação. O trabalho realizado constitui uma vasta base de dados de ferramentas que podem ser utilizadas no contexto educativo de forma a fomentar a aprendizagem ativa no âmbito de uma sala de aula contemporânea e digital, preparada para formar de forma efetiva os profissionais da área.
This dissertation, carried out within the scope of the master’s in Human Engineering has as its theme the use of technological tools in Higher Education in Ergonomics, Health and Safety to promote it in the teaching-learning process of this scientific area. Initially, was presented the state of the art, that is associated with the concepts that have a direct relationship with the ICT theme and its characterization and use in Teaching in Portugal and in the context of Engineering; Active Learning and Smart Learning Environments (E-learning, B-learning and M-learning) and finally, educational tools, technologies and the websites associated to the OSH area. This research was based on the collection of ICT tools and the materialization of the use of these tools, with an exhaustive collection of these resources being made throughout the research path. However, the difficulty in collecting tools associated with Virtual Environments (Augmented Reality/Virtual Reality) and as well as Virtual Laboratory/Simulation tools was prematurely highlighted. Therefore, two Systematic Literature Reviews (SLR) were carried out based on the PRISMA method to bring together the most recently mentioned tools with the aim of filling the lack of difficulty in accessibility to this type of ICT. As proposed in the specific objectives, a platform that included all the tools was created for collection according to the risk categories, suggested by CCOSH, as well as some characteristics associated with their categorization and evaluation, such as risk management subprocesses, application categories, degree of complexity, time of use and finally, type of resource. It was concluded that there is a reduced or non-existent number of certain types of tools such as AR/VR and Virtual Laboratory/Simulation, being that the tools collected are mostly materialized for the work context and limited/reduced to certain work areas (e.g., construction and chemical contamination), limiting this type of tools to certain niches of risk categories. The limitations associated with this work were essentially due to temporal issues, terminologies/conceptualization and associated with the nature of the research methodology. However, the work conducted constitutes a database of tools that can be used in the educational context to encourage active learning with the aim of a contemporary and digital classroom, prepared to effectively train professionals in the area.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Engenharia Humana
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87621
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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