Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/87554

TitleCardiovascular health in nursing and medical students
Other titlesSaúde cardiovascular em estudantes de enfermagem e medicina
Salud cardiovascular en estudiantes de enfermería y medicina
Author(s)Alves, Mateus Goulart
Nascimento, Juliana da Silva Garcia
Rosário, Rafaela
Komatsu, André Vilela
Dalri, Maria Célia Barcelos
Silva, Jorge Luiz da
KeywordsCardiovascular diseases
Disease prevention
Health promotion
Heart disease risk factors
Student health
Students
Promoção da saúde
Saúde do estudante
Doenças cardiovasculares
Prevenção de doenças
Estudantes
Fatores de risco de doenças cardíacas
Promoción de la salud
Factores de riesgo de enfermedad cardiaca.
Salud del estudiante
Estudiantes
Enfermedades cardiovasculares
Prevención de enfermedades
Issue date1-Jan-2023
PublisherUniversidade Federal do Rio Grande e do Sul. Escola de Enfermagem
JournalRevista Gaúcha de Enfermagem
Abstract(s)Objective: To verify whether nursing and medical students take measures regarding their cardiovascular health and the associated risk factors. Method: Cross-sectional study, online data collection with 413 students in February and March 2021, using specific and validated instruments. Kruskal-Wallis, chi-square and logistic regression were adopted for statistical analyses. Results: 73.3% self-reported that they were healthy. We identified a higher risk for developing cardiovascular diseases in sedentary students (OR = 38.6, p < 0.001), with irregular adherence to physical activity (OR = 16.2, p < 0.001) and with a higher level of perceived stress (OR = 1.12, p < 0.001). Conclusion: Students who take action to promote cardiovascular health showed lower risk compared to those who did not. If students do not value their own health during the education process, this may interfere with their professional performance after graduation.
Objetivo: Verificar a realização de medidas para a saúde cardiovascular entre estudantes de enfermagem e medicina e fatores de risco associados. Método: Estudo transversal, coleta de dados com 413 estudantes de forma online durante os meses de fevereiro e março de 2021, utilizando instrumentos específicos e validados. Kruskal-Wallis, qui-quadrado e regressão logística foram adotados como análise estatística. Resultados:73,3% se autodeclaram saudáveis. Identificou-se maior risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares em estudantes sedentários (OR = 38,6, p < 0,001), com adesão irregular à atividade física (OR = 16,2, p < 0,001) e com maior nível de estresse percebido (OR = 1,12, p < 0,001). Conclusão: Os estudantes que desenvolviam alguma ação para promoção da saúde cardiovascular apresentaram menor risco em comparação àqueles que não desenvolviam nenhuma ação, nessa situação, o estudante que não valoriza a própria saúde, pode interferir na atuação profissional após a formação
Objetivo: Verificar si estudiantes de enfermería y medicina toman medidas de salud cardiovasculares y los factores de riesgo asociados. Método: Estudio transversal, recolección de datos online con 413 estudiantes durante febrero y marzo de 2021, utilizando instrumentos específicos y validados. Para análisis estadísticos se adoptaron Kruskal-Wallis, chi-cuadrado y regresión logística. Resultados: El 73,3% autodeclaró estar sano. Se identificó mayor riesgo de desarrollar enfermedades cardiovasculares en estudiantes sedentarios (OR = 38,6, p < 0,001), con adherencia irregular a la actividad física (OR = 16,2, p < 0,001) y con mayor nivel de estrés percibido (OR = 1,12, p < 0,001). Conclusión: Los estudiantes que desarrollaban alguna acción para promover la salud cardiovascular presentaron menor riesgo en comparación con los que no lo hacían. En esta situación, el hecho de no valorar su propia salud durante el proceso de formación puede interferir en el desempeño profesional del estudiante después de su formación
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87554
DOI10.1590/1983-1447.2023.20230004.en
ISSN0102-6933
e-ISSN1983-1447
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:ESE-CIE - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals

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