Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87516

TítuloO inacabado
Autor(es)Sousa, Carlos Mendes de
Palavras-chaveInacabado
Clarice Lispector
Literatura brasileira
Fragmentarismo
Data2021
EditoraInstituto Moreira Salles
CitaçãoSousa, Carlos Mendes de, “O inacabado” in Constelação Clarice. Org. Ferraz, Eucanaã e Stigger, Veronica, São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2021, pp.339-349.
Resumo(s)Pode dizer-se que o inacabado se encontra no mesmo plano do inalcançado? A vastidão e o menor, e aquilo que fica entre, – tudo isso sempre Clarice procurou alcançar, sabendo que a palavra é imperfeita. Como o homem na sua intrínseca incompletude, toda a criação é incompleta. A escrita será sempre um projeto inacabado. Clarice teve essa funda presciência, deixando-nos por testamento a visão da procura que contém em si mesma a impossibilidade. Caberá ao leitor, repetidamente convocado em A hora da estrela e em Um sopro de vida, o desígnio de completar o livro inacabado? Poderá ele algum dia resgatar uma possível reordenação de lugares? Talvez o seu maior recurso seja o de se juntar simplesmente, em corpo e voz, à concentração de forças oferecidas no texto para, com Clarice, celebrar o próprio inacabamento da luz que o atravessa.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87516
ISBN978-65-88251-04-1
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
o inacabado IMS.pdf5,51 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID