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https://hdl.handle.net/1822/87467
Título: | Estratégia Omnichannel no setor automóvel: estudo sobre a perceção dos consumidores de automóveis novos em Portugal |
Outro(s) título(s): | Omnichannel strategy in the automotive sector: study on the perception of new car consumers in Portugal |
Autor(es): | Carvalho, Carolina Silva de |
Orientador(es): | Nogueira, Sónia Fernanda Moreira |
Palavras-chave: | Intenção de compra online Omnichannel Perceção do consumidor Setor automóvel Automotive sector Consumer perception Online purchase intention |
Data: | 7-Nov-2023 |
Resumo(s): | A digitalização está a transformar diversos setores bem como o comportamento dos consumidores, e é
visível que o setor de retalho automóvel está a enfrentar uma nova era, acreditando-se que a solução
ótima para a vantagem competitiva deste setor é a adoção de uma abordagem omnichannel por parte
das marcas, existindo, nos últimos anos, um crescimento da intenção de compra de um automóvel
através de um processo online. Neste sentido, a presente investigação tem como objetivo principal
compreender e identificar os fatores que são percecionados como sendo influenciadores da intenção de
compra online utilizando uma abordagem omnichannel no setor de retalho automóvel em Portugal.
Tendo em consideração o objetivo deste estudo, foi adotada uma metodologia de pesquisa do tipo
quantitativo com recurso a um inquérito por questionário, sendo este construído no programa Qualtrics,
o que facilitou a sua aplicação via online. Através do questionário, foi possível obter um número válido
de 272 inquiridos, sendo estes consumidores ou possíveis consumidores de automóveis novos ligeiros
de passageiros em Portugal. Após a recolha de dados efetuada, utilizou-se a plataforma de software
estatístico IBM SPSS para proceder à análise dos dados recolhidos anteriormente.
Os resultados desta investigação sugerem que os fatores utilidade percebida e facilidade de utilização
percebida têm um efeito positivo, moderado e estatisticamente significativo sobre a intenção de compra
online via omnichannel no setor de retalho automóvel, já os fatores eWOM, aptidão tecnológica e
personalização têm um efeito positivo, fraco e estatisticamente significativo sobre a intenção de compra
online via omnichannel no setor de retalho automóvel, e por, fim o fator risco percebido demonstra ter
um efeito negativo, muito fraco e estatisticamente significativo sobre a intenção de compra online via
omnichannel no setor de retalho automóvel. As empresas que pretenderem implementar uma estratégia
omnichannel deverão focar-se mais nos fatores utilidade percebida e facilidade de utilização, uma vez
que são estes os que exercem um maior impacto sobre a intenção de compra online via omnichannel. Digitalization is transforming many sectors as well as consumer behavior, and it is apparent that the automotive retail sector is facing a new era, with the optimal solution for competitive advantage in this sector believed to be the adoption of an omnichannel approach by brands, and in recent years there has been a growth in the intention to purchase a car through an online process. In this sense, this research has as main objective to understand and identify the factors that are perceived as influencing the online purchase intention using an omnichannel approach in the automotive retail sector in Portugal. Considering the objective of this study, a quantitative research methodology was adopted, using a questionnaire survey, built in the Qualtrics program, which facilitated its online application. Through the questionnaire, it was possible to obtain a valid number of 272 respondents, being these consumers or possible consumers of new light passenger cars in Portugal. After data collection, the statistical software platform IBM SPSS was used to analyze the data previously collected. The results of this research suggest that the factors perceived usefulness and perceived ease of use have a positive, moderate and statistically significant effect on the intention to buy online via omnichannel in the automotive retail sector, whereas the factors eWOM, technological aptitude and personalization have a positive, weak and statistically significant effect on the intention to buy online via omnichannel in the automotive retail sector, and finally the factor perceived risk is shown to have a negative, very weak and statistically significant effect on the intention to buy online via omnichannel in the automotive retail sector. Companies looking to implement an omnichannel strategy should focus more on the factors perceived usefulness and ease of use, as these have the greatest impact on the intention to buy online via omnichannel. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Gestão e Negócios |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/87467 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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