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TitleA influência das políticas desportivas de uma autarquia na estratégia das suas associações desportivas: um estudo de caso da CIM Cávado
Other titlesThe influence of the sports policies of a local authority on the strategy of its sports associations: a case study of CIM Cávado
Author(s)Cardoso, Catarina Marafona
Advisor(s)Azevedo, António Joaquim Araújo de
KeywordsAssociativismo
Autarquias locais
Desporto
Política desportiva
Associativism
Local authorities
Sport
Sports policy
Issue date20-Nov-2023
Abstract(s)O desporto tem evoluído ao longo das últimas décadas, desde a importância que se lhe é associada ao nível social, até à forma como as instituições e associações que o promovem são geridas. Neste sentido, também as autarquias locais têm visto a necessidade de se adaptarem no que toca ao papel que podem ter como promotores e apoiantes institucionais da prática desportiva para a sociedade e comunidade que representam e da qual são responsáveis. Em Portugal, as associações desportivas, têm assumido um papel bastante fulcral na formação do atleta, tanto na vertente desportiva, como também na comportamental, ética e dos valores. Por isso, são bastantes as exigências com que hoje estas associações se deparam, para poderem proporcionar e continuar a oferecer os seus serviços à comunidade onde se inserem. A maioria das associações desportivas que conhecemos, como os clubes de futebol que representam as freguesias, são geridas por voluntários, que muitas vezes carecem de formação na área da gestão desportiva. Ora, estando o mundo do desporto tão desenvolvido, as associações são obrigadas a acompanhar essa evolução para sobreviverem, o que só se torna possível com uma base financeira estável. Posto isto, procuramos perceber, através de um estudo qualitativo, como têm respondido as associações desportivas à maior exigência do mundo do desporto, e de que forma as políticas desportivas de uma autarquia influenciam a atividade destas mesmas associações, nomeadamente a sua estratégia. Num estudo de caso à Comunidade Intermunicipal do Cávado, foram analisadas a realidade dos seis municípios que a constituem, assim como uma associação dos mesmos, através de entrevistas, questionários ou análise de informação constante nos sites oficiais. Através deste estudo foi possível concluir que as associações desportivas dependem dos auxílios financeiros providenciados pela sua autarquia para a manutenção da sua atividade, e que é cada vez mais fulcral dotar os recursos humanos das associações de uma formação adequada para responder às exigências do desporto a nível de gestão.
Sport has evolved over the last decades, from the importance associated with it at the social level, to the way in which the institutions and associations that promote it are managed. In this sense, local authorities have also seen the need to adapt in terms of the role they can play as promoters and institutional supporters of sports practice for the society and community they represent and for which they are responsible. In Portugal, sports associations have assumed a very central role in the training of athletes, both in the sporting aspect, as well as in behavioural, ethical and values. Therefore, there are many demands that these associations face today, in order to be able to provide and continue to offer their services to the community where they operate. Most of the sports associations we know, such as the football clubs that represent the parishes, are managed by volunteers, who often lack training in sports management. Now, as the world of sport is so developed, associations are obliged to keep up with this evolution in order to survive, which is only possible with a stable financial base. That said, we seek to understand, through a qualitative study, how sports associations have responded to the greater demands of the world of sport, and how the sports policies of a municipality influence the activity of these same associations, namely their strategy. In a case study of the Intermunicipal Community of Cávado, the reality of the six municipalities that constitute it, as well as an association of them, were analysed through interviews, questionnaires, or analysis of information on official websites. Through this study it was possible to conclude that sports associations depend on the financial aid provided by their municipality to maintain their activity, and that it is increasingly crucial to provide the human resources of the associations with adequate training to respond to the demands of sport in terms of management.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87367
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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