Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87366

TítuloReconfigurar conceções e práticas de supervisão de estágio na formação inicial de professores: um estudo de caso em Angola
Outro(s) título(s)Reconfiguring conceptions and practices of internship supervision in initial teacher education: a case study in Angola
Autor(es)Correia, Jeremias Lello Guimarães
Orientador(es)Vilaça, Teresa
Palavras-chaveEstágio
Formação inicial de professores
Práticas reflexivas
Supervisão pedagógica
Internship
Initial teacher education
Reflective practices
Pedagogical supervision
Data19-Set-2023
Resumo(s)Na formação inicial de professores, o estágio assume um papel central no desenvolvimento profissional do futuro professor quando a supervisão pedagógica promove uma racionalidade reflexiva sobre a prática. Assim, este estudo de caso visou analisar em que medida é possível coconstruir numa comunidade de prática (CoP) de supervisores de estágio um referencial orientador para uma supervisão pedagógica que promova uma racionalidade reflexiva sobre a prática, partindo de um diagnóstico inicial sobre conceções e práticas de supervisão no estágio de supervisores e estagiários, numa instituição de formação inicial de professores. Para responder a esse problema foram definidos os seguintes objetivos: (i) caraterizar as conceções e perceções sobre as práticas de supervisão pedagógica dos supervisores de estágio e estagiários; (ii) caraterizar as propostas de melhoria para o estágio na perceção dos supervisores de estágio e estagiários; (iii) caraterizar as potencialidades e constrangimentos da construção colaborativa numa comunidade de prática com os supervisores de estágio de um guião orientador para a supervisão de estágio. A recolha de dados realizou-se através de uma entrevista semiestruturada a dois gruposfocais (n=8) constituídos por estagiários de quatro cursos de licenciatura em Ensino e a um grupo de supervisores do estágio (n=7). Estes supervisores participaram numa CoP com os objetivos de refletir sobre as suas conceções e práticas atuais de supervisão, aprofundar os seus conhecimentos e coconstruir um referencial exploratório para orientar o estágio. Ao longo das sessões, os dados foram recolhidos através de um guião que orientava para a mudança na supervisão do estágio e diário do investigador. No final foi aplicado aos supervisores um questionário anónimo para avaliar a versão final coconstruída do mesmo referencial. Observou-se que, para os supervisores e estagiários, o estágio é a fase de aquisição de competências profissionais do futuro professor, porém, o excessivo número de estagiários por supervisor, a ausência de colaboração reflexiva entre supervisores e a falta de formação dos supervisores na área de supervisão pedagógica são alguns dos desafios que a instituição tem enfrentado. Formar os supervisores na área de supervisão pedagógica, organizar o estágio antes do início do ano letivo foram algumas das soluções apontadas para o melhorar.
In initial teacher education, the internship assumes a central role in the professional development of the trainees when pedagogical supervision promotes a reflective rationality about practice. Therefore, this case study aimed to analyze the possibility to co-construct in a community of practice (CoP) of internship supervisors a guiding framework for pedagogical supervision that promotes a reflective rationality about practice, based on an initial diagnosis of supervisors' and interns' conceptions and practices of supervision in the internship, at an initial teacher training institution. To answer this problem, the following objectives were defined: (i) to characterize the conceptions and perceptions about the pedagogical supervision practices of internship supervisors and trainees; (ii) to characterize the proposals for internship improvement as perceived by internship supervisors and trainees; (iii) to characterize the potentials and constraints of the collaborative construction with internship supervisors in a community of practice of a guiding framework for internship supervision. Data were collected through a semi-structured interview to two focus groups (n=8) composed of trainees from four teaching degree courses and a group of internship supervisors (n=7). These supervisors then participated in a CoP with the purpose of reflecting on their current supervisory conceptions and practices, deepening their knowledge, and co-constructing an exploratory framework to guide the internship in the institution. Throughout the sessions, data were collected using a guide for change in supervision and researcher’s logbook. At the end, an anonymous questionnaire was applied to the supervisors to assess the final co-constructed version of the framework. It was observed that, for supervisors and trainees, the internship is the phase of acquisition of professional skills of the trainees, however, the excessive number of trainees per supervisor, the absence of reflective collaboration between supervisors and the lack of training of supervisors in pedagogical supervision are some of the challenges that the institution has faced. Training the supervisors in pedagogical supervision, organizing the internship before the beginning of the school year were some of the solutions pointed out to improve it.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Supervisão Pedagógica)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87366
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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