Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87304

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinho, José Carlos M.por
dc.contributor.authorCarreta, Ana Catarina de Moura Matosopor
dc.date.accessioned2023-11-23T13:52:57Z-
dc.date.available2023-11-23T13:52:57Z-
dc.date.issued2023-11-20-
dc.date.submitted2023-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/87304-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionaispor
dc.description.abstractA expansão das atividades empresariais além das fronteiras nacionais tem se tornado uma realidade cada vez mais evidente. A globalização e as limitações do mercado interno têm impulsionado as empresas a adotar estratégias de internacionalização como forma de garantir a sua sustentabilidade e enfrentar as demandas do mercado. É neste contexto que a internacionalização das pequenas e médias empresas (PMEs), é vista como uma estratégia fundamental para impulsionar não só o seu crescimento, mas também para contribuir no desenvolvimento dos países e economias em que estão inseridas. O presente relatório visa contribuir para o conhecimento sobre a internacionalização de empresas, através da análise de conceitos como: teorias de internacionalização, motivações para a expansão, modos de entrada em novos mercados, programas de financiamento da União Europeia e possíveis barreiras à entrada noutros mercados. Após a análise dos temas mencionados, o presente relatório tem como objetivo examinar as estratégias e processos de internacionalização do Grupo Érre, dando especial ênfase à sua candidatura ao programa Innowwide, com o Senegal como país-alvo.por
dc.description.abstractThe expansion of business activities beyond national borders has become an increasingly evident reality. Globalization and the limitations of the domestic market have driven companies to adopt internationalization strategies to ensure their sustainability and meet market demands. It this context, the internationalization of small and medium-sized enterprises (SMEs) is seen as a fundamental strategy not only to boost the company growth but also contribute to the development of the economies in which they operate. The present report aims to contribute to the understanding of the process of internationalization and in an effort to better understand these concepts, the following matters will be explored: theories of internationalization, motivations for expansion, modes of entry into new markets, European Union funding programs, and potential barriers to market entry. Upon concluding the analysis of these topics, this report will seek to understand the strategy and processes of internationalization employed by Grupo Érre, with a particular emphasis on their application to Innowwide’s funding program, with Senegal as the target country.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectEstratégiapor
dc.subjectFinanciamentopor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectModos de entradapor
dc.subjectPMEpor
dc.subjectEntry modespor
dc.subjectFundingpor
dc.subjectInternationalizationpor
dc.subjectSMEpor
dc.subjectStrategypor
dc.titleProcesso de internacionalização de uma PME: o caso do Grupo Érrepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203394283por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Catarina de Moura Matoso Carreta.pdfRelatório de Estágio770,35 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID