Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/87296
Título: | Late victorian poetry and egyptomania: Mathilde Blind’s Birds of Passage: songs of the orient and occident |
Outro(s) título(s): | Poesia vitoriana tardia e egiptomania: Birds of Passage: songs of the orient and occident de Mathilde Blind |
Autor(es): | Ay, Mustafa Burak |
Orientador(es): | Guimarães, Paula Alexandra |
Palavras-chave: | Ancient Egypt Decadence Egyptomania Mathilde Blind Poetry Victorian culture Antigo Egito Cultura Vitoriana Decadentismo Egiptomania Poesia |
Data: | 6-Nov-2023 |
Resumo(s): | This dissertation explores the enduring cultural phenomenon of Egyptomania and its profound impact on
Victorian culture, with a specific focus on its close intersection with literature during the long nineteenth
century. Through an interdisciplinary lens that encompasses history, geography, politics, and art, this
research illuminates the multifaceted manifestations of Egyptomania and how major writers of the period
responded to it. But the central focus of the study is the analysis of Mathilde Blind's (1841--96) poetry
on the topic: a set of poems from her last collection Birds of Passage: Songs of the Orient and Occident
(1895). Besides revealing her versatility in weaving various ideas, connected with the passage of time
and the end of civilizations, and Egyptian motifs into her work, the poems also bridge the aesthetics of
Egypt with Britain through the critical lens of Decadence. The study underscores that Blind's creative
output was inescapably linked to the emergence of modern Egyptomania, further supported by her
travels, readings, and experiences along the way. While the scope of the study is restricted, delving into
a mere five poems from Blind’s collection, it aims to serve as a sample for a broader exploration of
Egypt's enduring, yet somewhat unexplored place in the literature of the period, as well as in collective
memory. Esta dissertação de mestrado explora o duradouro fenómeno cultural da Egiptomania e o seu profundo impacto na cultura Vitoriana, com um enfoque específico na sua estreita interligação com a literatura durante o chamado ‘longo século XIX’. Através de uma abordagem interdisciplinar que abrange a história, a geografia, a política e a arte, esta pesquisa procura clarificar as manifestações multifacetadas da Egiptomania e a forma como os principais escritores do período responderam a esse fenómeno. Mas o objetivo central do estudo é a análise da poesia de Mathilde Blind (1841–96) sobre o tema: um conjunto de poemas da sua última obra, Birds of Passage: Songs of the Orient and Occident (1895). Além de revelarem a sua versatilidade na criação de várias ideias, ligadas à passagem do tempo e ao fim das civilizações, e na adoção de motivos egípcios na sua linguagem, os poemas fazem também a ponte entre a estética egípcia e a Grã-Bretanha através da lente crítica do Decadentismo. O estudo sublinha que a produção criativa de Blind está inevitavelmente ligada ao surgimento da moderna Egiptomania, sendo apoiada ainda pelas suas viagens, leituras e experiências ao longo do tempo. Embora o corpus textual que é analisado seja restrito, debruçando-se apenas sobre cinco poemas da coleção de Blind, o mesmo serve sobretudo como amostra significativa para uma exploração mais ampla do lugar duradouro, embora algo inexplorado ainda, do Egito na literatura do período, bem como na memória coletiva em geral. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em English Language, Literature and Culture |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/87296 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mustafa Burak Ay.pdf | Dissertação de Mestrado | 7,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons