Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87276

TítuloProposta de novos indicadores de desempenho para um dashboard numa empresa do setor automóvel
Outro(s) título(s)Proposal of new performance indicators for a dashboard for a company in the automobile
Autor(es)Mateus, Mariana Vieira
Orientador(es)Sousa, Sérgio
Palavras-chaveAvaliação e monitorização do desempenho
Key performance indicator
Dashboard
Performance evaluation and monitoring
Data6-Out-2023
Resumo(s)A presente dissertação foi desenvolvida na BorgWarner PDS, que é uma empresa do setor automóvel, localizada em Lanheses, Viana do Castelo. O setor automóvel é considerado um dos setores mais competitivos e exigentes, pelo que é essencial as organizações acompanharem e adaptarem-se às mudanças que ocorrem no mercado. A crescente digitalização faz com que exista um maior volume de dados recolhidos, pelo que torna mais difícil e complexa a análise e interpretação dos mesmos. Desta forma, existe a necessidade de os gestores utilizarem Key Performance Indicator (KPI) para auxiliar na avaliação e monitorização do desempenho, isto é, na verificação se os objetivos foram ou não cumpridos. Consequentemente, surgem os dashboards, uma ferramenta de gestão visual que permitem aos utilizadores ver, num único quadro, as informações mais importantes para a organização e, por conseguinte, tomar decisões. Assim, o principal objetivo deste trabalho consiste em desenvolver diferentes KPI’s para integrar um dashboard no departamento de qualidade da empresa referida. Um dos problemas identificados com a realização deste projeto prende-se com o software de informação e rastreabilidade limitado, resultando em diversas consequências, tais como a dificuldade na atualização dos KPI’s do processo de Manufacturing e na monitorização da análise de peças sucata, rework e bloqueadas no departamento de qualidade. Após o reconhecimento deste problema, a organização solucionou-o através da implementação de um software, constituído por um módulo de dashboards que tem como finalidade a visualização dos dados em tempo real, de forma rápida e intuitiva. Contudo é necessária a sua projeção com antecedência. Desta forma, foram elaborados quatro dashboards distintos com o intuito de auxiliar o departamento de qualidade na tomada de decisões. Durante a realização deste trabalho foi possível identificar os requisitos e dificuldades do departamento de qualidade, selecionar os KPI’s adequados bem como garantir a obtenção de dados para a atualização dos mesmos. A projeção dos dashboards foi executada, no entanto, a sua implementação não foi possível durante o tempo útil do projeto. Contudo, seria expectável que estes permitissem uma maior visibilidade e transparência dos dados em tempo real, facilitando a deteção rápida dos problemas e, consequentemente, adotar medidas corretivas para a sua resolução.
This dissertation was carried out at BorgWarner PDS, an automotive company located in Lanheses, Viana do Castelo. The automotive sector is considered one of the most competitive and demanding sectors, so it is essential for organizations to keep up with and adapt to the changes taking place in the market. Increasing digitalization means that there is a greater volume of data collected, making it more difficult and complex to analyze and interpret. There is a need for managers to use KPIs to help assess and monitor performance, i.e. to check whether or not objectives have been met. As a result, dashboards have emerged, a visual management tool that allows users to see the most important information for the organization in a single table and consequently make decisions. Therefore, the main objective of this work is to develop different KPI’s to integrate a dashboard in the quality department of the company mentioned. One of the problems identified in carrying out this project was the limited information and traceability software, resulting in various consequences, such as difficulties in updating the KPIs for the manufacturing process and monitoring the analysis of scrap, rework and blocked parts in the quality department. After recognizing this problem, the organization solved it by implementing software, consisting of a dashboard module whose purpose is to display data in real time, quickly and intuitively. However, they need to be projected in advance. In this way, four different dashboards were created to help the quality department make decisions. During the course of this work, it was possible to identify the quality department’s requirements and difficulties, select the appropriate KPI’s and ensure that data was obtained to update them. The design of the dashboards was carried out, but its implementation was not possible during the project timeframe. However, it was hoped that they would allow for greater visibility and transparency of data in real time, making it easier to detect problems quickly and, consequently, adopt corrective measures to solve them.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87276
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mariana Vieira Mateus.pdf
  Até 2026-10-06
Dissertação de Mestrado12,84 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID