Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87164

TítuloO impacto da aprendizagem de português no futuro dos alunos licenciados na China. Um estudo de caso na Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang
Autor(es)Rodrigues, Paulo Jorge Gonçalves
Orientador(es)Ramon, Micaela
Palavras-chaveEmpregabilidade
Ensino de PLNM na China
Estudantes sinofalantes
Saídas profissionais
Valor económico do português
Employability
Teaching portuguese as a foreign language in China
Sino-speaking students
Job opportunities
Economic value of portuguese
就业
葡萄牙语作为非母语专业在中国的教学
以中文为母语的学生
专业出 路, 葡语的经济价值
Data31-Out-2023
Resumo(s)Em 2013, a Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang (ZISU) inaugurou a licenciatura em Estudos Portugueses, dando continuidade a uma tendência crescente de universidades chinesas que, sobretudo a partir de 2005, passaram a ter a língua portuguesa como oferta educativa. Nesta dissertação, feita no âmbito do Mestrado em Português Língua Não Materna (MPLNM), pretende-se conhecer e analisar criticamente os percursos profissionais que os estudantes licenciados em português pela ZISU seguiram após concluírem as suas graduações, bem assim como as razões pelas quais fizeram essas opções. Feito esse mapeamento, pretende-se avaliar o impacto da formação superior recebida, de modo a produzir recomendações úteis para a instituição de ensino superior (IES) em causa e para os futuros estudantes da licenciatura em Estudos Portugueses. Na primeira parte deste estudo, faz-se uma contextualização teórica sobre os seguintes tópicos: a história do ensino de Português Língua Não Materna (PLNM) na China; informações gerais sobre a ZISU e, de forma mais particular, sobre o seu departamento de português; as relações político económicas entre a China e os países lusófonos; o valor da língua portuguesa na China; oportunidades de emprego existentes para quem a aprende nesse país. Na segunda parte, apresentam-se e analisam-se os dados obtidos através de questionário aplicado aos licenciados em Estudos Portugueses pela ZISU. O estudo permitiu concluir que a aprendizagem do português teve e tem, em geral, um impacto forte nas carreiras profissionais dos licenciados, com ofertas de emprego muito diversas no que respeita às funções a desempenhar, aos países de exercício dessas funções, à origem das entidades empregadoras, à duração dos contratos, ao tipo de vínculos, entre outras características que permitem um ingresso relativamente rápido no mercado de trabalho relacionado com a língua portuguesa.
In 2013, Zhejiang International Studies University (ZISU) opened a degree in Portuguese Studies, continuing a growing trend of chinese universities that, especially since 2005, started to have the Portuguese language as an educational offering. In this dissertation, carried out within the scope of the master's degree in Portuguese as a Non-Maternal Language, the aim is to understand and critically analyze the professional paths that students graduating in Portuguese in ZISU followed after completing their degrees, as well as the reasons why they did this options. Once this mapping is done, the aim is to evaluate the impact of the higher education received in order to produce useful recommendations for the university in question and for future students of the degree in Portuguese Studies. In the first part of this study, a theoretical contextualization is made on the following topics: the history of Portuguese teaching in China; general information about ZISU and, more specifically, about its Portuguese department; political-economic relations between China and Portuguese-speaking countries; the value of the Portuguese language in China; existing employment opportunities for those who learn it in that country. In the second part, data obtained through a questionnaire applied to Portuguese Studies graduated from ZISU are presented and analyzed. The study allows to conclude that learning Portuguese had and still has, in general, a strong impact on the professional careers of graduated students, with job offers very diverse in terms of the functions to be carried out, the countries in which these functions are carried out, the origin of the employers, the duration of contracts, the type of contracts, among other characteristics that allow relatively quick entry into the job market related to Portuguese.
2013 年,浙江外国语大学(ZISU)开设了葡萄牙语本科专业,延续了越来越多中 国大学开始将葡萄牙语作为教育课程的趋势。该趋势自 2005 年以来尤为显著。作为葡 萄牙语作为非母语专业硕士学位(MPLNM)论文,本论文旨在了解并批判性分析ZISU葡 萄牙语专业毕业生的职业选择及其原因。以此来评估所接受的高等教育给学生们带来 的影响,并为相关高校以及未来攻读葡萄牙专业的学生提供合理有用的建议。 论文的第一部分为以下主题阐述了理论背景:葡萄牙语作为非母语专业(PLNM ) 在中国的教学历史;关于 ZISU 的总体介绍,更具体地说,是对其葡萄牙语系的概述; 中国与葡语国家的政治经济关系;葡萄牙语在中国的价值;中国的葡语学生现有的就 业机会。在这部分之后,针对向 ZISU 葡语专业毕业生进行的问卷调查得到的数据做了 描述和分析。数据表明,总体上,葡语学习在曾经并且仍然对他们的职业生涯产生着 巨大的影响,为其提供了丰富的工作机会。这种丰富性体现在就业岗位、外派国家、 跨国企业、合同期限、类型等方面,这些特征一定程度上决定了毕业生们能够相对快 速地进入与葡语相关的就业市场。
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Português Língua Não Materna (PLNM)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87164
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Paulo Jorge Goncalves Rodrigues.pdfDissertação de Mestrado5,29 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID