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TítuloEngenhos atencionais em arquitetura. Um estudo sobre a aplicabilidade da teoria dos mecanismos de competição enviesada para atenção seletiva na análise e interpretação de projetos de arquitetura
Autor(es)Matos, Carolina Marques de Vasconcelos
Orientador(es)Castro, Nuno Maria Pinto Cruz Sampaio
Moura, Vítor
Data18-Jul-2023
Resumo(s)A perceção é a primeira forma de entender a arquitetura e é conseguida, não só através dos nossos sentidos, mas também através de processos cognitivos de interpretação do espaço. William P. Seeley é um filósofo com especialização em ciências cognitivas, estética e filosofia da mente que utiliza, como metodologia as obras de arte de forma de explorar a natureza do processo da perceção e interpretação dos significados das obras de arte. Seeley acredita que a investigação da neurociência da arte pode contribuir para as questões filosóficas relacionadas com a natureza do nosso envolvimento com obras de arte. Para isso utiliza as teorias dos mecanismos de competição enviesada para atenção seletiva e da identificação e reconhecimento de objetos e aplica-as à arte, considerando, assim, que as obras de arte são mecanismos intencionalmente desenhados pelo artista. Utiliza esta abordagem na arte pictórica, música, dança e cinema. Neste trabalho pretendo fazer o transporte do modelo utilizado por William Seeley para a arquitetura de forma a completar esse estudo e, numa fase final, pretendo compreender de que forma a abordagem utilizada por William Seeley pode ser aplicada na análise e interpretação de projetos de arquitetura construindo uma grelha de análise desenvolvida de a partir dos conceitos retirados do transporte do modelo utilizado por William Seeley para a arquitetura, com o objetivo de compreender os mecanismos de enviesamento da atenção agentes na interpretação de cada uma das obras analisadas.
Perception is the first way to understand architecture and it is achieved, not only through our senses, but also through cognitive processes of space interpretation. William P. Seeley is a philosopher specialized in cognitive sciences, aesthetics and the philosophy of mind who uses works of art as a methodology in order to explore the nature of the process of perceiving and interpreting the meanings of works of art. Seeley believes that the investigation in neuroscience of art can contribute to the philosophical questions related to the nature of our engagement with works of art. For this, he uses the theories of biased competition models for selective attention and the theories of object identification and recognition and applies them to art, considering, therefore, that works of art are mechanisms intentionally designed by the artist. He uses this approach in pictorial art, music, dance, and film. In this work I intend to transfer the model used by William Seeley to architecture in order to complete this study and, in a final phase, I intend to understand how the concepts used by Seeley can be used to create an analyses grid for interpretation of architectural projects. In this way, the aim is the understanding of the mechanisms of attention bias agents in the interpretation of each of the analysed works.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Arquitetura, Cultura Arquitetónica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87081
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EAAD - Dissertações de Mestrado

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