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https://hdl.handle.net/1822/87081
Título: | Engenhos atencionais em arquitetura. Um estudo sobre a aplicabilidade da teoria dos mecanismos de competição enviesada para atenção seletiva na análise e interpretação de projetos de arquitetura |
Autor(es): | Matos, Carolina Marques de Vasconcelos |
Orientador(es): | Castro, Nuno Maria Pinto Cruz Sampaio Moura, Vítor |
Data: | 18-Jul-2023 |
Resumo(s): | A perceção é a primeira forma de entender a arquitetura e é conseguida,
não só através dos nossos sentidos, mas também através de processos cognitivos
de interpretação do espaço. William P. Seeley é um filósofo com especialização
em ciências cognitivas, estética e filosofia da mente que utiliza, como metodologia
as obras de arte de forma de explorar a natureza do processo da perceção e
interpretação dos significados das obras de arte. Seeley acredita que a
investigação da neurociência da arte pode contribuir para as questões filosóficas
relacionadas com a natureza do nosso envolvimento com obras de arte. Para isso
utiliza as teorias dos mecanismos de competição enviesada para atenção seletiva
e da identificação e reconhecimento de objetos e aplica-as à arte, considerando,
assim, que as obras de arte são mecanismos intencionalmente desenhados pelo
artista. Utiliza esta abordagem na arte pictórica, música, dança e cinema. Neste
trabalho pretendo fazer o transporte do modelo utilizado por William Seeley para
a arquitetura de forma a completar esse estudo e, numa fase final, pretendo
compreender de que forma a abordagem utilizada por William Seeley pode ser
aplicada na análise e interpretação de projetos de arquitetura construindo uma
grelha de análise desenvolvida de a partir dos conceitos retirados do transporte
do modelo utilizado por William Seeley para a arquitetura, com o objetivo de
compreender os mecanismos de enviesamento da atenção agentes na
interpretação de cada uma das obras analisadas. Perception is the first way to understand architecture and it is achieved, not only through our senses, but also through cognitive processes of space interpretation. William P. Seeley is a philosopher specialized in cognitive sciences, aesthetics and the philosophy of mind who uses works of art as a methodology in order to explore the nature of the process of perceiving and interpreting the meanings of works of art. Seeley believes that the investigation in neuroscience of art can contribute to the philosophical questions related to the nature of our engagement with works of art. For this, he uses the theories of biased competition models for selective attention and the theories of object identification and recognition and applies them to art, considering, therefore, that works of art are mechanisms intentionally designed by the artist. He uses this approach in pictorial art, music, dance, and film. In this work I intend to transfer the model used by William Seeley to architecture in order to complete this study and, in a final phase, I intend to understand how the concepts used by Seeley can be used to create an analyses grid for interpretation of architectural projects. In this way, the aim is the understanding of the mechanisms of attention bias agents in the interpretation of each of the analysed works. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitetura, Cultura Arquitetónica |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/87081 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EAAD - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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