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dc.contributor.advisorOsório, António Josépor
dc.contributor.authorAdebiyi, Adebayo Ibukunpor
dc.date.accessioned2023-09-20T13:03:31Z-
dc.date.available2023-09-20T13:03:31Z-
dc.date.issued2023-07-11-
dc.date.submitted2023-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/86488-
dc.descriptionTese de doutoramento em Educational Sciences (ramo de conhecimento em Educational Technology)por
dc.description.abstractThis research aim towards understanding the most effective procedures for implementing scenario based learning (SBL) approach and social media to support meaningful learning at the secondary education level. It is observed that research and development on SBL are concentrated more on corporate entities, and in higher education. Therefore, to evaluate the relevancy of SBL in secondary education, supporting theories from the literature that were explored to establish the conceptual framework for this research are scenario planning theories and approaches, situated learning theories, cognitivism, constructivism and, behaviourism, amongst others. To accomplish the research aim, four objectives were outlined, and the influence of SBL approach and social media on those objectives was assessed. The objectives are social and interactive educational media; learners’ motivation; learners’ engagement; and learners’ cognitive experience. These objectives formed parts of the components studied to elaborate learning as a process. Being a qualitative research, primary data were collected from 80 participants (secondary school students) from two Nigerian secondary schools that were selected through non-random sampling. The data collection tools comprise two scenario-based e learning courses that were crafted and developed for this research, and questionnaires that inquired about the participants’ experiences with the scenario-based e-learning courses. The results were presented using a descriptive statistical method, while basic statistical tools such as measures of variability, and weighted average were used for the analyses of the results. The main conclusions, among several others, are the recognition of students' emotions as a significant factor in achieving meaningful learning, the proper understanding of the factors that make up emotions in learning, and the operationalization of these elements in SBL courses. More research is needed specifically in the field of evaluation. It is also concluded that formative assessment can be modelled as a plausible tool to efficiently implement SBL as a new paradigm in secondary education.por
dc.description.abstractEsta investigação visa a compreensão dos procedimentos mais eficazes de implementação da abordagem de aprendizagem baseada em cenários (SBL) e das redes sociais para apoiar uma aprendizagem significativa a nível do ensino secundário. Observa-se que a investigação e desenvolvimento da SBL se concentra mais em entidades empresariais e no ensino superior. Para avaliar a relevância da SBL no ensino secundário foram exploradas, na literatura da especialidade, para estabelecer o quadro conceptual para esta investigação, teorias e abordagens de planeamento de cenários, de aprendizagem situada, de desenvolvimento cognitivo e comportamentalismo. Para atingir a finalidade da investigação, foram delineados quatro objetivos específicos, tendo sido avaliada a influência da abordagem SBL e do recurso a redes sociais. Os objetivos específicos referem-se aos meios educativos sociais e interativos; a motivação dos alunos; o envolvimento dos alunos; e a experiência cognitiva dos alunos; estes fatores foram analisados como componentes relevantes no processo de aprendizagem. Sendo a investigação qualitativa, foram recolhidos dados de 80 participantes (estudantes do ensino secundário) de duas escolas secundárias nigerianas selecionadas através de amostragem não aleatória. Os instrumentos de recolha de dados compreendem dois cursos de e-learning baseados em cenários elaborados e desenvolvidos para esta investigação e questionários que inquiriram sobre as experiências dos participantes com os cursos de e-learning baseados em cenários. Os resultados foram apresentados utilizando um método estatístico descritivo, através de ferramentas estatísticas básicas tais como medidas de variabilidade e média ponderada. As conclusões principais, entre várias outras, são o reconhecimento das emoções dos alunos como um fator significativo na obtenção de aprendizagem significativa, a compreensão adequada dos fatores que compõem as emoções na aprendizagem e a operacionalização desses elementos em cursos SBL. Mais investigação se revela necessária especificamente no domínio da avaliação. Conclui-se ainda que a avaliação formativa pode ser modelada como uma ferramenta plausível para implementar eficientemente o SBL como um novo paradigma no ensino secundário.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCognitive functionspor
dc.subjectEmpiricismpor
dc.subjectLearning as a continuous processpor
dc.subjectScenario planningpor
dc.subjectTechnology-enhanced learningpor
dc.subjectAprendizagem como processo contínuopor
dc.subjectAprendizagem tecnológica reforçadapor
dc.subjectEmpirismopor
dc.subjectFunções cognitivaspor
dc.subjectPlaneamento de cenáriospor
dc.titleScenario-based learning approach and social media to support high school students’ learningpor
dc.title.alternativeAbordagem baseada em cenários e redes sociais para apoiar a aprendizagem dos alunos do ensino secundáriopor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.identifier.tid101592388por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.gradeBompor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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