Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/86464

TítuloPerturbação da ansiedade em estudantes universitários: contributo do design participativo de serviços
Autor(es)Barbosa, Sara Filipa Oliveira
Orientador(es)Burrows, Alison
Trigueiros, Paula
Palavras-chaveDesign de serviços
Estudo exploratório
Mapa de jornada
Parede de síntese
Workshops
Exploratory study
Journey map
Service design
Synthesis wall
Workshop
Data4-Jul-2023
Resumo(s)A saúde mental é um tema que tem vindo a ser cada vez mais abordado e ganhou especial notoriedade após a pandemia do Covid-19. Os problemas de saúde mental em estudantes universitários apresentam várias oportunidades de intervenção que atendam às suas necessidades psicológicas e sociais, para promoção do seu bem-estar. Este trabalho procura contribuir para as formas do Design pode intervir nesta área, atendendo à sua responsabilidade social, numa perspetiva inclusiva e ética. Este é um tema envolto em tabus e causa de estigma, ou seja, ainda é muito difícil de interagir com quem luta diariamente com a sua saúde mental, mas que ainda não se sente à vontade para partilhar isto abertamente com a sociedade. Decidiu-se focar este estudo em estudantes universitários, optando por uma abordagem que permitisse aproximar a realidade e a necessidade de soluções que atendessem à experiência de quem as utilizaria. Realizou-se assim uma revisão da literatura sobre problemas de saúde mental, focando principalmente na perturbação da ansiedade em estudantes universitários e exploraram-se várias vertentes do Design que beneficiassem a experiência do utilizador na conceção de novos produtos e serviços. O trabalho de investigação foi de carácter qualitativo e contemplou a realização de dois workshops com focos distintos, contando com o contributo direto de estudantes com perturbação da ansiedade. Os resultados do primeiro workshop reuniram insights da experiência face à perturbação da ansiedade de cada participante no seu quotidiano. Estes contribuíram para informar a abordagem e construção da segunda fase. No segundo workshop, foram discutidos os serviços disponíveis na Universidade do Minho, que pudessem atender a estes problemas. Resultaram perceções diferentes, quanto à dificuldade de encontrar e beneficiar desses serviços. Este foi o mote para o co-design de um serviço de apoio a estudantes com ansiedade. O processo partiu da construção de uma personagem que protagonizou o alvo da proposta de um serviço de apoio, através de um mapa de jornada e assumindo características e experiências individuais de cada participante. Este processo revelou-se enriquecedor na conceção de um serviço de apoio ideal, juntando contributos para melhoria dos serviços existentes. Os resultados foram ao encontro do objetivo principal deste trabalho, ilustrando o papel único do Design na observação de processos participados e inclusivos para a construção de soluções que promovam o bem-estar social.
Mental health is a topic that has been growing in interest and gained particular prominence after the Covid-19 pandemic. Mental health problems in college students present several opportunities for interventions that address their psychological and social needs to promote their well-being. This work seeks to contribute to ways in which Design can intervene in this area, given its social responsibility, and applying an inclusive and ethical perspective. This is a subject shrouded in taboos and stigma, which means it is still very difficult to interact with those who struggle daily with their mental health but still do not feel comfortable to share this openly with society. This research focuses on university students and follows an approach that brings closer the reality and the need for solutions aligned with the experiences of those who would use them. Thus, literature on mental health problems was reviewed, focusing mainly on anxiety disorders in college students, and how Design can benefit the user experience in the design of new products and services. The research was qualitative and included two workshops with different purposes, with the direct involvement of students with anxiety disorders. The results of the first workshop gathered insights from each participant's experience with anxiety disorders in their daily life. These informed the approach and development of the second phase. In the second workshop, the services available at the University of Minho that could address these problems were discussed. The participants had different perceptions as to the difficulty of finding and benefiting from these services. This was the starting point for co-designing of a support service for students with anxiety. The process started with the construction of a character for whom the support service would be designed, through a journey map and incorporating individual characteristics and experiences of each participant. This process was proved to be enriching for the design of an ideal support service, gathering information on how to improve existing services. The results met the main objective of this work, illustrating the unique role of Design in observing participatory and inclusive processes for the construction of solutions that foster social well-being.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design de Produto e Serviços
URIhttps://hdl.handle.net/1822/86464
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EAAD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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Sara Filipa Oliveira Barbosa.pdfDissertação de Mestrado62,04 MBAdobe PDFVer/Abrir

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