Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/86463

Título"Nada está por acaso nesta casa”: etnografia do design para o bem-estar de crianças com autismo
Autor(es)Ramos, Emanuele Dutton
Orientador(es)Burrows, Alison
Trigueiros, Paula
Palavras-chaveDesign de interiores
TEA
Ambiente doméstico
Design para inclusão
Família
Interior design
ASD
Home environment
Design for inclusion
Family
Data4-Jul-2023
Resumo(s)Um dos papéis do design é a busca de soluções para problemas sociais. Seguindo esta premissa, o objetivo geral deste estudo é perceber de que forma o design pode contribuir para promover o bem-estar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no seu ambiente doméstico, através do estudo aprofundado de uma criança e sua família. As pessoas com autismo interpretam o espaço de forma singular e precisam que os estímulos sensoriais causados pelo ambiente estejam adequados à sua condição. Quando estes ambientes são interiores domésticos, ou seja, o seu Lar, estes revelam não só um espaço físico, mas também um ambiente repleto de valores e significados. Entende-se que a literatura dos últimos anos está voltada para pesquisas relacionadas com o ambiente construído para pessoas com TEA e, assim, evidencia novas perspetivas que podem colaborar para a prática de espaços mais inclusivos e coerentes para estes indivíduos. Também é sabido que o autismo é um espectro, abrangendo uma ampla variedade de características que diferem de pessoa para pessoa. Pede-se então uma metodologia sensível e capaz de tratar cada caso como um caso e foi esta noção que informou o desenho desta investigação. O caso de estudo tomou como base a habitação da criança com TEA e sua família. Aplicou-se uma metodologia de natureza exploratória e qualitativa, motivada pela busca de familiarizar se com o tema, reunindo informações sobre as relações existentes entre autismo e design de interiores doméstico. Integraram-se os procedimentos metodológicos de uma pesquisa de design etnográfico, privilegiando uma coleta de dados através de visitas in loco. Os resultados da análise do trabalho de campo mostraram que as normas técnicas, diretrizes e boas práticas de design na conceção de espaços são importantes e muitas das vezes podem ser adequadas à generalidade. Porém, há falta de uma "atitude positiva" e disponibilidade de designers para aplicar métodos participativos e etnográficos para que proponham soluções não só funcionais, mas sobretudo adaptadas às características de cada pessoa. Com isso, pôde-se concluir que ainda existe uma lacuna pouco explorada no que toca ao design de interiores em ambiente doméstico voltado para crianças com TEA e suas famílias. Assim, esta dissertação contribui para informar boas práticas de design para ambientes adequados, com segurança e conforto, e que sobretudo respeitem a privacidade, individualidade e necessidades de cada um.
One of the roles of design is to search for solutions to social problems. Following this premise, the main objective of this study is to understand how design can contribute to promoting the well-being of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in their home environment, through an in-depth study of a child and his family. People with autism interpret space in a unique way and need the environmental sensory stimuli to be appropriate for them. When these environments are domestic interiors, or in other words their Home, they comprise not only a physical space, but also an environment full of values and meaning. Recent literature has focused on research related to the built environment for people with ASD and, thus, shows new perspectives that can inform more inclusive and coherent spaces for these individuals. It is also known that autism is a spectrum, encompassing a wide variety of characteristics that differ from person to person. Therefore, a sensitive methodology capable of treating each case as a case is required and it was this notion that informed the design of this research. The case study was based on the family home of a child with ASD. An exploratory and qualitative methodology was applied, motivated by the desire to gain an in-depth understanding of the situation, while gathering information about the existing relationships between autism and domestic interior design. The methodological procedures of design ethnography were observed, favouring data collection through on-site visits. The results of the fieldwork showed that technical norms, guidelines and best practices for designing spaces are important and are often adequate for general purposes. However, there is a lack of a “positive attitude” and availability of designers to apply participatory and ethnographic methods to design solutionsthat are not only functional, but above all adapted to the characteristics of each person. This research shows that there is still an unexplored gap when it comes to residential interior design for children with ASD and their families. Thus, this dissertation contributes to inform best practices for the design of appropriate environments, that are safe and comfortable, and that above all respect the privacy, individuality and needs of each person.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design de Produto e Serviços
URIhttps://hdl.handle.net/1822/86463
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EAAD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Emanuele Dutton Ramos.PDFDissertação de Mestrado19,8 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID