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https://hdl.handle.net/1822/86463
Título: | "Nada está por acaso nesta casa”: etnografia do design para o bem-estar de crianças com autismo |
Autor(es): | Ramos, Emanuele Dutton |
Orientador(es): | Burrows, Alison Trigueiros, Paula |
Palavras-chave: | Design de interiores TEA Ambiente doméstico Design para inclusão Família Interior design ASD Home environment Design for inclusion Family |
Data: | 4-Jul-2023 |
Resumo(s): | Um dos papéis do design é a busca de soluções para problemas sociais. Seguindo esta premissa, o objetivo geral deste estudo é perceber de que forma o design pode contribuir para promover o bem-estar
de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no seu ambiente doméstico, através do estudo
aprofundado de uma criança e sua família. As pessoas com autismo interpretam o espaço de forma
singular e precisam que os estímulos sensoriais causados pelo ambiente estejam adequados à sua
condição. Quando estes ambientes são interiores domésticos, ou seja, o seu Lar, estes revelam não só
um espaço físico, mas também um ambiente repleto de valores e significados. Entende-se que a literatura
dos últimos anos está voltada para pesquisas relacionadas com o ambiente construído para pessoas
com TEA e, assim, evidencia novas perspetivas que podem colaborar para a prática de espaços mais
inclusivos e coerentes para estes indivíduos. Também é sabido que o autismo é um espectro, abrangendo
uma ampla variedade de características que diferem de pessoa para pessoa. Pede-se então uma
metodologia sensível e capaz de tratar cada caso como um caso e foi esta noção que informou o desenho
desta investigação. O caso de estudo tomou como base a habitação da criança com TEA e sua família.
Aplicou-se uma metodologia de natureza exploratória e qualitativa, motivada pela busca de familiarizar se com o tema, reunindo informações sobre as relações existentes entre autismo e design de interiores
doméstico. Integraram-se os procedimentos metodológicos de uma pesquisa de design etnográfico,
privilegiando uma coleta de dados através de visitas in loco. Os resultados da análise do trabalho de
campo mostraram que as normas técnicas, diretrizes e boas práticas de design na conceção de espaços
são importantes e muitas das vezes podem ser adequadas à generalidade. Porém, há falta de uma
"atitude positiva" e disponibilidade de designers para aplicar métodos participativos e etnográficos para
que proponham soluções não só funcionais, mas sobretudo adaptadas às características de cada pessoa.
Com isso, pôde-se concluir que ainda existe uma lacuna pouco explorada no que toca ao design de
interiores em ambiente doméstico voltado para crianças com TEA e suas famílias. Assim, esta dissertação
contribui para informar boas práticas de design para ambientes adequados, com segurança e conforto,
e que sobretudo respeitem a privacidade, individualidade e necessidades de cada um. One of the roles of design is to search for solutions to social problems. Following this premise, the main objective of this study is to understand how design can contribute to promoting the well-being of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in their home environment, through an in-depth study of a child and his family. People with autism interpret space in a unique way and need the environmental sensory stimuli to be appropriate for them. When these environments are domestic interiors, or in other words their Home, they comprise not only a physical space, but also an environment full of values and meaning. Recent literature has focused on research related to the built environment for people with ASD and, thus, shows new perspectives that can inform more inclusive and coherent spaces for these individuals. It is also known that autism is a spectrum, encompassing a wide variety of characteristics that differ from person to person. Therefore, a sensitive methodology capable of treating each case as a case is required and it was this notion that informed the design of this research. The case study was based on the family home of a child with ASD. An exploratory and qualitative methodology was applied, motivated by the desire to gain an in-depth understanding of the situation, while gathering information about the existing relationships between autism and domestic interior design. The methodological procedures of design ethnography were observed, favouring data collection through on-site visits. The results of the fieldwork showed that technical norms, guidelines and best practices for designing spaces are important and are often adequate for general purposes. However, there is a lack of a “positive attitude” and availability of designers to apply participatory and ethnographic methods to design solutionsthat are not only functional, but above all adapted to the characteristics of each person. This research shows that there is still an unexplored gap when it comes to residential interior design for children with ASD and their families. Thus, this dissertation contributes to inform best practices for the design of appropriate environments, that are safe and comfortable, and that above all respect the privacy, individuality and needs of each person. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Design de Produto e Serviços |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/86463 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EAAD - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Emanuele Dutton Ramos.PDF | Dissertação de Mestrado | 19,8 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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