Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/86462

TitleOnboarding em tempos de pandemia: desafios da migração do presencial para o remoto de uma empresa Tech
Author(s)Silva, Tiago Gouveia da
Advisor(s)Ferreira, Ana Paula
KeywordsOnboarding
Recrutamento e seleção
Acolhimento e integração
Formação
Recruitment & Selection
Welcoming & integration
Training
Issue date24-Jul-2023
Abstract(s)Enquadrado na área da Gestão de Recursos Humanos, este projecto assume como problemática o onboarding nas organizações, em particular numa empresa multinacional da área da Tecnologia da Informação (Tech), tendo em conta os desafios específicos inerentes à migração deste processo do formato presencial para o formato remoto, face à pandemia do COVID 19. Pretende-se rever a relação existente entre os principais momentos do onboarding: recrutamento e seleção; acolhimento e integração e a formação inicial. Efetivamente, o trabalho procura caracterizar e compreender as estratégias e práticas implementadas na organização, no que concerne ao processo do onboarding em formato presencial e remoto, e as implicações desta migração, procurando fornecer recomendações para a melhoria dos processos em estudo. Foram efetuadas sete entrevistas semi-estruturadas aos elementos chave da organização no que concerne ao onboarding, e posteriormente efectuada uma análise de conteúdo das mesmas. Paralelamente foi realizada uma análise documental aos manuais de procedimentos internos, onde estão estabelecidas as diretrizes referentes ao processo de onboarding. Os resultados apontam que a migração da organização do formato presencial para o remoto, representou a alteração de várias políticas e práticas do processo de onboarding, sendo que segundo a perceção dos colaboradores, estas tiveram um impacto negativo na organização, nomeadamente na perda da cultura organizacional em todos os momentos do onboarding.
Framed in the Human Resources Management area, this project takes on the issue of onboarding in organizations, particularly in a multinational company in the Tech field, taking into account the specific challenges inherent to the transition of this process from face-to-face to remote, given the COVID 19 pandemic. It´s intend to review the relationship between the main moments of onboarding: recruitment & selection; welcoming & integration, and initial training. Effectively, the study be on the lookout to characterize and understand the strategies and practices implemented in the organization, regarding the onboarding process in face-to-face and remote formats and its implications, seeking to provide recommendations for improving the processes under study. Seven semi-structured interviews were conducted with the key elements of the organization regarding onboarding, and then a content analysis of them was carried out. In parallel, a documental analysis was conducted of the internal procedures manuals, where the guidelines concerning the onboarding process are established. The results point out that the organization´s transition from in-person to remote represented a change in several policies and practices of the onboarding process. According to the employees' perception, these had a negative impact on the organization, namely in the loss of the organizational culture in all the onboarding moments.
TypeMaster thesis
DescriptionProjeto de mestrado em Gestão Recursos Humanos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/86462
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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