Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/86055

TítuloEnquadramento político-internacional da economia colaborativa
Autor(es)Gonçalves, Anabela Susana Sousa
Palavras-chaveEconomia colaborativa
Regimes de regulamentação nacionais
Regimes de regulamentação internacionais uniformes
Sharing economy
Collaborative platforms
National regulatory systems
Uniform international regulatory systems
Data7-Fev-2023
EditoraUMinho Editora
Resumo(s)A economia colaborativa assenta em formas de intercâmbio de bens e serviços, que têm por base plataformas digitais e constitui um dos elementos característicos da economia do século XXI. Sendo um fenómeno em rápida expansão que permite um crescimento mais sustentável das economias dos Estados, a verdade é que é uma realidade que coloca desafios regulatórios significativos para os Estados. Há um equilíbrio político e legislativo difícil entre, por um lado, a necessidade de regulamentação do sector para proteção dos consumidores, dos trabalhadores, da concorrência, de um funcionamento saudável do mercado e, por outro lado, a necessidade de não asfixiar as atividades que integram a economia colaborativa, que por definição é uma economia aberta, e de não travar o seu desenvolvimento. São estes desafios que são colocados aos Estados que vamos brevemente analisar e as opções de regulamentação de que estes dispõem.
Sharing economy is grounded on exchange of goods and services based on digital platforms and it constitutes one of the characteristic elements of the 21st century economy. Being a fast-growing phenomenon that allows for more sustainable development of the States economies, the truth is that sharing economy poses significant regulatory challenges for the States. There is a political and a legislative difficult balance between, on the one hand, the need to regulate the sector to protect consumers, workers, competition, healthy market functioning and, on the other hand, the need not to asphyxiate the activities that integrate the sharing economy, which by definition is an open economy, and not to hinder its development. These are the challenges faced by the States that we will be briefly analysing as well as their regulatory options.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/86055
ISBN978-989-8974-89-1
e-ISBN978-989-8974-90-7
DOI10.21814/uminho.ed.100.2
Versão da editorahttps://doi.org/10.21814/uminho.ed.100.2
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:UMinho Editora - Capítulos de livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2. Enquadramento político-internacional.pdf288,32 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID