Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85995

TítuloEmpresas familiares: desafios e dilemas de uma conceptualização
Autor(es)Marques, Ana Paula
Nora, Nuno Caetano
Palavras-chaveEmpresas familiares
Definição
Diversidade
Especificidade
Data2021
CitaçãoNuno, M. C.; Marques, A. P. (2021). Empresas familiares: Desafios e dilemas de uma conceptualização. In XI Congresso Português de Sociologia Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente (Lisboa, 29 a 31 de março de 2021).
Resumo(s)As empresas familiares são seguramente relevantes para o desenvolvimento da economia mundial, estimando-se que representem entre 70 e 95% do número total de empresas em qualquer parte do mundo. Segundo a Associação de Empresas Familiares calcula-se que em Portugal entre 70 a 80% das empresas sejam de natureza familiar. Estas organizações são transversais na economia, existem em todos os sectores de atividade, não se restringindo às PME, ainda que estas sejam dominantes. Igualmente, tendem a contribuir para o desenvolvimento local não só diretamente com a criação de emprego (membros não familiares e familiares), mas também através de iniciativas de promoção regional. Apesar de ser a tipologia empresarial dominante da economia nacional e internacional, o universo das empresas familiares é desconhecido em grande medida. Através de uma revisão de literatura sobre empresas familiares, persistem as dificuldades tanto na sua definição como na diferenciação face às empresas não familiares, coexistindo propostas diversas e, em muitas situações, contraditórias no esforço de identificação dos principais traços de definição e delimitação das empresas familiares das não familiares. No contexto do projeto de doutoramento “Sucessão nas empresas familiares: Reprodução ou “turning point” rumo à profissionalização” (SFRH/BD/143315/2019), é nossa intenção, nesta fase do projeto e com recurso à revisão de literatura, contribuir para a inventariação e sistematização das principais definições sobre empresa familiar, ao mesmo tempo que sinalizaremos as características específicas a partir das quais iremos nos apoiar para estudar a sucessão de segundas gerações nesta tipologia empresarial.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85995
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
(2021) Empresas familiares Desafios e dilemas de uma conceptualização.pdf687,36 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID