Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85992

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarques, Ana Paulapor
dc.contributor.authorAntunes, Helenapor
dc.date.accessioned2023-08-07T20:46:25Z-
dc.date.available2023-08-07T20:46:25Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationAntunes, H.; Marques, A. P. (2022). Do monopólio do saber à lógica de mercado: a profissão do académico. IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal (pp.1-17)por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/85992-
dc.description.abstractAs reformas educativas nas Instituições do Ensino Superior (IES) têm sido enquadradas num movimento de fundo em si controverso, que aproxima os desígnios do ensino e da investigação ao mundo empresarial. Epítetos de “universidade empreendedora” ou “capitalismo académico” expressam esse movimento de “empresarialização” académica. Recentemente, por força da pandemia da COVID-19, assiste-se a uma intensificação da utilização de dispositivos digitais nas práticas científico-pedagógicas. Neste processo, docentes e investigadores são compelidos a maior produtividade, a desempenho de funções gestionárias e de responsabilidade, para além das funções de docência e investigação. Importa refletir sobre as implicações de um crescente hibridismo de funções e da relação com o trabalho e a carreira profissional, com um víeis significativo para a desprofissionalização e precarização das relações de trabalho. Esta investigação poderá contribuir para o desenho e a reformulação de políticas públicas que permitam atenuar a tendência de “empresarialização” do ensino superior (ES) e hibridismo dos académicos e, ao mesmo tempo, restruturar o ensino e a investigação orientados para modelos de ensino e investigação alternativos.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minhopor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00736%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectProfissão académicapor
dc.subjectCarreira académicapor
dc.subjectIdentidade profissionalpor
dc.titleDo monopólio do saber à lógica de mercado: a profissão do académicopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.event.typecolloquiumpor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage17por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapor
sdum.conferencePublicationIV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educaçãopor
oaire.versionAMpor
dc.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
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(2022) Do monopólio do saber à lógica de mercado a profissão do académico.pdf300,21 kBAdobe PDFVer/Abrir

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