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https://hdl.handle.net/1822/85992
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Marques, Ana Paula | por |
dc.contributor.author | Antunes, Helena | por |
dc.date.accessioned | 2023-08-07T20:46:25Z | - |
dc.date.available | 2023-08-07T20:46:25Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | Antunes, H.; Marques, A. P. (2022). Do monopólio do saber à lógica de mercado: a profissão do académico. IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal (pp.1-17) | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/85992 | - |
dc.description.abstract | As reformas educativas nas Instituições do Ensino Superior (IES) têm sido enquadradas num movimento de fundo em si controverso, que aproxima os desígnios do ensino e da investigação ao mundo empresarial. Epítetos de “universidade empreendedora” ou “capitalismo académico” expressam esse movimento de “empresarialização” académica. Recentemente, por força da pandemia da COVID-19, assiste-se a uma intensificação da utilização de dispositivos digitais nas práticas científico-pedagógicas. Neste processo, docentes e investigadores são compelidos a maior produtividade, a desempenho de funções gestionárias e de responsabilidade, para além das funções de docência e investigação. Importa refletir sobre as implicações de um crescente hibridismo de funções e da relação com o trabalho e a carreira profissional, com um víeis significativo para a desprofissionalização e precarização das relações de trabalho. Esta investigação poderá contribuir para o desenho e a reformulação de políticas públicas que permitam atenuar a tendência de “empresarialização” do ensino superior (ES) e hibridismo dos académicos e, ao mesmo tempo, restruturar o ensino e a investigação orientados para modelos de ensino e investigação alternativos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00736%2F2020/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Profissão académica | por |
dc.subject | Carreira académica | por |
dc.subject | Identidade profissional | por |
dc.title | Do monopólio do saber à lógica de mercado: a profissão do académico | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.event.type | colloquium | por |
oaire.citationStartPage | 1 | por |
oaire.citationEndPage | 17 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia | por |
sdum.conferencePublication | IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação | por |
oaire.version | AM | por |
dc.subject.ods | Trabalho digno e crescimento económico | por |
Aparece nas coleções: | CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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(2022) Do monopólio do saber à lógica de mercado a profissão do académico.pdf | 300,21 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |