Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85982

TítuloRetenção de talento: um desafio no Grupo Polisport
Outro(s) título(s)Talent retention: a challenge at Polisport Group
Autor(es)Almeida, Catarina Teixeira de
Orientador(es)Carvalho, Ana
Palavras-chaveEstratégias de retenção de talento
Motivos de saída
Retenção de talento
Rotatividade
Talent retention strategies
Exit reasons
Talent retention
Turnover
Data24-Jul-2023
Resumo(s)O Grupo Polisport preocupa-se com a saída de talento e, por isso, o objetivo deste projeto é a sugestão de estratégias de retenção de pessoas adequadas ao contexto desta empresa, através da análise de entrevistas de saída anteriormente realizadas com o intuito de compreender as razões de saída dos colaboradores. Para isso, foi adotada a metodologia qualitativa, recorrendo a técnicas de recolha de dados como a análise documental, a entrevista e a observação que permitiram obter informação relevante para a construção de estratégias operacionais de retenção de pessoas ajustadas à organização em estudo. A realidade atual das organizações é marcada por uma forte movimentação de pessoas entre empregos, a um ritmo cada vez mais acelerado. Desta forma, a retenção de talento representa um desafio para as organizações e assume um papel cada vez mais importante, garantindo que o conhecimento e experiência do trabalhador permanecem na empresa como uma vantagem competitiva. Para que se consiga reter talento é fundamental compreender a motivação do trabalhador para abandonar o projeto atual e abraçar um novo desafio, e utilizar essa informação para criar medidas que minimizem a saída de outros colaboradores importantes. As estratégias de retenção devem estar alinhadas com o contexto da empresa e, por isso, cada organização deve entender os motivos de saída dos seus trabalhadores para que consiga adaptar as suas estratégias de retenção ao seu contexto empresarial. Através deste projeto, foi possível concluir que as principais razões de saída dos colaboradores entrevistados são o recebimento de uma proposta de emprego mais aliciante, o desenvolvimento pessoal e conflitos com chefias. Estes e outros problemas detetados, podem ser reduzidos através da adoção de estratégias operacionais como entrevistas de retenção, melhoria das práticas de Gestão Recursos Humanos, avaliação 360º, questionários de satisfação, avaliação contínua das chefias e plano de progressão a curto prazo.
The Polisport Group is concerned with the exit of talent and, therefore, the objective of this project is to suggest strategies for retaining people that are appropriate to the context of this company, through the analysis of exit interviews previously carried out in order to understand employees' reasons for leaving. For this, a qualitative methodology was adopted, using data collection techniques such as document analysis, interview and observation that allowed obtaining relevant information for the construction of operational strategies for retaining people adjusted to the organization under study. The current reality of organizations is marked by a strong movement of people between jobs, at an increasingly accelerated pace. In this way, talent retention represents a challenge for organizations and assumes an increasingly important role, ensuring that the worker's knowledge and experience remain in the company as a competitive advantage. In order to retain talent, it is essential to understand the worker's motivation to leave the current project and embrace a new challenge, and use this information to create measures that minimize the departure of other important employees. Retention strategies must be aligned with the context of the company and, therefore, each organization must understand its own employees' reasons for leaving so that it can adapt retention strategies to its business context. Through this project, it was possible to conclude that the main reasons for leaving of the interviewed employees are receiving a more attractive job offer, personal development and conflicts with superiors. These and other detected problems can be reduced through the adoption of operational strategies such as retention interviews, improvement of Human Resources Management practices, 360º assessment, satisfaction questionnaires, continuous assessment of managers and a short-term progression plan.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85982
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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