Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85971

TítuloQuais os fatores influenciadores da motivação dos turistas para a realização de experiências de Glamping?
Autor(es)Abreu, Ana Carolina Ribeiro
Orientador(es)Pinho, José Carlos M.
Palavras-chaveIntenção de compra
Motivação turística
Teoria push e pull
Purchase intention
Push and pull theory
Tourist motivation
Data20-Jul-2023
Resumo(s)A importância do sector do turismo na economia de vários países evoluiu exponencialmente nos últimos anos, adquirindo um papel de estimulador económico a nível mundial. Assim, surgem oportunidades únicas para o desenvolvimento desta atividade, e de outras, que lhe são complementares. Ao longo da literatura, vários autores reconhecem este aspeto, destacando o rápido desenvolvimento do turismo, o grande número de empregos que esta atividade económica origina, bem como a criação de riqueza, levando a uma melhoria da qualidade de vida da população. As viagens e atividades turísticas são vistas pelos consumidores turísticos como uma fuga à sua vida quotidiana e como uma forma de satisfazer os seus desejos e necessidades, sendo diferente de indivíduo para indivíduo. O processo de decisão começa com a seleção do destino turístico, uma decisão influenciada por vários fatores, em especial pelos fatores motivacionais. Assim, devido à sua importância, foi considerado interessante elaborar a presente investigação colocando no seu cerne as motivações dos turistas relativamente à nova tendência do mercado turístico – Glamping. O Glamping é uma palavra composta que resulta da aglutinação das palavras “glamour” e “camping”. Mais especificamente, permite aos turistas experimentar uma atmosfera de campismo com um nível de conforto acrescido no alojamento e nas instalações. Por conseguinte, o principal ponto de interesse da presente investigação são os fatores que influenciam a motivação dos turistas para realizarem experiências de Glamping, uma vez que este é o tema deste estudo e é uma vertente recente e, como tal, não existe muita investigação na área. Os objetivos específicos são os seguintes: I. Avaliar o impacto dos fatores push na intenção de compra desta atividade. II. Avaliar o impacto dos fatores pull na intenção de compra desta atividade. Assim, para responder a estas questões será utilizada, principalmente, a teoria bidimensional Push e Pull, proposta por Dann (1981), embora tenha sido desenvolvida e aperfeiçoada por vários autores ao longo dos anos. Esta teoria pretende fornecer uma perspetiva simples e clara que ajuda a compreender as principais motivações dos consumidores de produtos turísticos. Como Dann (1977) afirmou, as forças push são consideradas como "o desejo de viajar", enquanto que as forças pull são consideradas como "a escolha do destino". Em contraste aos fatores push, os fatores pull estão relacionados com as características, atrações, ou atributos do próprio destino. Compreender as motivações dos turistas e os fatores que influenciam a motivação e o consequente comportamento dos indivíduos na escolha dos destinos turísticos é fundamental para conduzir uma comunicação de Marketing eficaz, tornando os indivíduos conscientes das suas necessidades e da forma de as satisfazer. Além disso, a compreensão destas questões é crucial para compreender o que leva os turistas a escolher um destino em detrimento de outro. No presente estudo, o método quantitativo será aplicado através da aplicação de um questionário divulgado on-line como procedimento de recolha de dados. Posteriormente, para a análise dos dados empíricos recolhidos, será utilizada a Análise de Regressão Múltipla. O presente relatório contém contribuições significativas para profissionais de marketing e gestores, no sentido de os orientar sobre os principais fatores motivacionais que levam os turistas a comprar experiências de Glamping.
The importance of the participation of the tourism sector in the economy of several countries has evolved exponentially in recent years, acquiring a role of stimulator of global economy. Thus, unique opportunities arise for the development of this activity and others that are complementary to it. Throughout the literature, several authors recognize this aspect by highlighting the fast development of tourism, the large number of jobs it creates in society, as well as the creation of wealth and economic growth that foster an improvement in the quality of life of the population. Travel and tourist activities are perceived by tourist consumers as an escape from their everyday life and as a way to satisfy their wants and needs, and it is different for each individual. The decision process begins with the selection of the tourist destination, a decision influenced by several factors, mainly by its motivation. Thus, due to its importance, it was considered interesting to elaborate the present research putting at its core the tourists' motivations regarding the new tourist market trend – Glamping. Glamping is a compound word that includes “glamorous” and “camping”. More specifically, it enables campers to experience a camping atmosphere with an enhanced level of comfort in accommodation and facilities. Therefore, the main point of interest of the present research are the factors that influence tourists' motivation to undertake Glamping experiences, as this is a recent strand and, as such, not much research exists in the area. The specific objectives are as follows: I. What is the impact of Push motivational factors on the purchase intention of this activity. II. What is the impact of Pull motivational factors on the purchase intention of this activity. To answer these questions will be used mainly the two-dimensional Push and Pull theory, developed by Dann (1981), although it has been improved by other authors in recent years. This theory aims to provide a simple and clear perspective for understanding the consumers motivations in the context of tourism activity. As Dann (1977) stated, push forces are regarded as “the desire to travel”, while the pull forces are considered as “the choice of destination”. In contrast to push factors, pull factors are related to the features, attractions, or attributes of the destination itself Understanding tourists' motivations and the factors that influence the motivation and the consequent behavior of individuals in the choice of tourist destinations is fundamental to conduct an effective Marketing and communication management, making individuals aware of their needs and how to satisfy them. Moreover, understanding these issues is crucial to understand what drives tourists to choose one destination over another. In the present study, the quantitative method will be applied through the application of a survey posted online. Subsequently, for the analysis of the empirical data collected a Multiple Regression Analysis (MRA) will be used. The present study holds significant contributions for practitioners and managers to guide them about the main motivational factors that lead tourists to buy glamping experiences.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85971
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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