Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85969

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Catarinapor
dc.contributor.authorLopes, Felisbelapor
dc.date.accessioned2023-08-04T14:57:57Z-
dc.date.available2023-08-04T14:57:57Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMelo, C., & Lopes, F. (2023). A influência da emoção no jornalismo humanitário: A perspetiva dos fotojornalistas portugueses na Ucrânia. Vista, (12), e023009. https://doi.org/10.21814/vista.4660por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/85969-
dc.description.abstractImersos num contexto de emergência social, o conceito de jornalismo humanitário (Bunce et al., 2019, 2022) reveste-se, na atualidade, de novos contornos que lhe conferem uma pertinência e vitalidade até agora negligenciadas. Neste artigo analisamos o seu significado, indagando a influência da emoção na construção da informação humanitária, o que fazemos através de um inquérito aplicado junto de um conjunto de 12 fotojornalistas portugueses, enviados à Ucrânia, nos primeiros meses do conflito, entre fevereiro e abril de 2022, e que, aquando do seu regresso, expuseram parte do seu trabalho na iniciativa Diakuyu— Obrigado, promovida pela Sociedade Portuguesa de Autores e pela associação cultural, CC11. A exposição foi aberta ao público a 20 de maio na Galeria Carlos Paredes, com a curadoria de Alexandre Almeida, a partir de uma seleção de fotografias de Adriano Miranda, André Luís Alves, Daniel Rodrigues, Eduardo Leal, João Porfírio, Miguel A. Lopes, Miguel Manso, Nuno Veiga, Paulo Nunes dos Santos, Rui Caria, Rui Duarte Silva e Tiago Miranda. Partindo da premissa que a emoção desempenha um papel controverso e labiríntico no jornalismo, o estudo reflete a complexidade em torno do lugar que deverá assumir a emoção no contexto da reportagem jornalística, bem como a admissibilidade do fotojornalista reconhecer o seu ponto de vista perante a realidade observada.por
dc.description.abstractImmersed in a context of social emergency, the concept of humanitarian jour-nalism (Bunce et al., 2019, 2022) currently takes on new contours that giveit a hitherto neglected pertinence and vitality. This article examines humani-tarian journalism's significance by exploring emotion's impact in constructinghumanitarian information. Our investigation is based on a survey conductedwith a group of 12 Portuguese photojournalists deployed to Ukraine in the firstmonths of the conflict, between February and April 2022. After their return, theyshowcased part of their work in the initiative Diakuyu — Obrigado, promoted bythe Sociedade Portuguesa de Autores and the cultural association CC11. Theexhibition opened to the public on May 20 at Galeria Carlos Paredes, curated byAlexandre Almeida, with a selection of photographs by Adriano Miranda, AndréLuís Alves, Daniel Rodrigues, Eduardo Leal, João Porfírio, Miguel A. Lopes,Miguel Manso, Nuno Veiga, Paulo Nunes dos Santos, Rui Caria, Rui DuarteSilva and Tiago Miranda. The study examines the intricate and debatable roleof emotion in journalism, focusing on the complexity of its position within jour-nalistic reporting and whether photojournalists should be allowed to acknowledgetheir own perspectives in relation to the observed reality. The study reflects thecomplexity around the role that emotion should take in journalistic reporting andthe admissibility of the photojournalist recognising their perspective before theobserved reality.por
dc.description.sponsorshipThis work is supported by national funds through FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., under the project UIDB/00736/2020 (base funding) and UIDP/00736/2020 (programme funding)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00736%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEmoçãopor
dc.subjectJornalismo humanitáriopor
dc.subjectFotojornalismopor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectUcrâniapor
dc.subjectEmotionpor
dc.subjectHumanitarian journalismpor
dc.subjectPhotographypor
dc.subjectPhotojournalismpor
dc.subjectUkrainepor
dc.titleA influência da emoção no jornalismo humanitário: A perspetiva dos fotojornalistas portugueses na Ucrâniapor
dc.title.alternativeThe influence of emotion in humanitarian journalism: The perspective of portuguese photojournalists in Ukrainepor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://revistavista.pt/index.php/vista/article/view/4660por
oaire.citationVolume12por
dc.identifier.eissn2184-1284por
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21814/vista.4660por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.journalVista - Revista de Cultura Visualpor
oaire.versionVoRpor
dc.identifier.articlenumbere023009por
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals
DCC - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals
UMinho Editora - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
The Influence of Emotion.pdfVersão EN423,27 kBAdobe PDFVer/Abrir
A Influência da Emoção.pdfVersão PT359,57 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID