Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85948

TítuloO papel das estratégias de comunicação e o seu impacto nas redes sociais: o estudo de caso da Blisq Creative
Autor(es)Santos, Andreia Sofia Dias
Orientador(es)Alves, Liliana Lima Lousinha
Lages, Cristina Raquel Costa
Palavras-chaveMarketing de conteúdo
Redes Sociais
Estratégias de comunicação
Marcas
Content marketing
Social Media
Communication Strategies
Brands
Data27-Jul-2023
Resumo(s)Os consumidores tornaram-se agentes ativos de comunicação e começaram a participar dos processos e estratégias de marketing e comunicação das empresas, a partir do momento que surgiram os social media. Nesta era digital, as redes sociais estão a aumentar significativamente a forma regular (e cada vez mais otimizada) com que as marcas atingem a sua audiência (Amaral, 2018). As estratégias de comunicação das marcas foram reformuladas para abordagens em que o consumidor passou a ser o elemento central. Os social media são utilizados por muitos consumidores como uma oportunidade destes se relacionarem entre si e de criarem as suas próprias comunidades online, desenvolvendo conteúdo oportuno e útil para outros consumidores e também para as marcas. Atualmente, as empresas defendem que através das redes sociais é possível desenvolver uma conexão e uma ligação emocional mais próxima entre os consumidores e as marcas. As investigações realizadas sobre este tema comprovam um crescimento da utilização das redes sociais por parte das marcas como um benefício. Os autores Simmons (2008), Rozwell et al. (2010) e Lipsman et al. (2011) defendem que as plataformas digitais tornar-se-ão o pilar das estratégias de comunicação das marcas. Esta investigação baseia-se nos resultados obtidos ao longo dos três meses de estágio curricular na agência de comunicação integrada, Blisq Creative. A temática deste relatório será debatida com apoio no estudo de caso realizado sobre duas campanhas, a Blisq’Xmas e a Juntos à Mesa e também na análise de dados da empresa obtidos durante este período, adotando uma metodologia mista e assentando em dois paradigmas distintos: interpretativista e positivista.
Consumers became active agents of communication and started to participate in the companies' marketing and communication processes and strategies, from the moment social media emerged. In this digital era, social media are significantly increasing the regular (and increasingly optimized) way brands reach their audience (Amaral, 2018). Brand communication strategies have been reformulated to approaches where the consumer is now the central element. Social media is used by many consumers as an opportunity to connect with each other and to create their own online communities, developing timely and useful content for other consumers and also for brands. Today, companies argue that through social media it is possible to develop a connection and a closer emotional connection between consumers and brands. Research on this topic shows a growth in the use of social networks by brands as a benefit. The authors Simmons (2008), Rozwell et. al. (2010) and Lipsman et. al. (2011) argue that digital platforms will become the pillar of brand communication strategies. This research is based on the results obtained during the three-month internship at the integrated communication agency, Blisq Creative. The theme of this report will be discussed based on the case study carried out on two campaigns, Blisq'Xmas and Juntos à Mesa, and also on the analysis of company data obtained during this period, adopting a mixed methodology and based on two distinct paradigms: interpretivist and positivist.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85948
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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