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https://hdl.handle.net/1822/85948
Título: | O papel das estratégias de comunicação e o seu impacto nas redes sociais: o estudo de caso da Blisq Creative |
Autor(es): | Santos, Andreia Sofia Dias |
Orientador(es): | Alves, Liliana Lima Lousinha Lages, Cristina Raquel Costa |
Palavras-chave: | Marketing de conteúdo Redes Sociais Estratégias de comunicação Marcas Content marketing Social Media Communication Strategies Brands |
Data: | 27-Jul-2023 |
Resumo(s): | Os consumidores tornaram-se agentes ativos de comunicação e começaram a participar
dos processos e estratégias de marketing e comunicação das empresas, a partir do momento que
surgiram os social media. Nesta era digital, as redes sociais estão a aumentar significativamente
a forma regular (e cada vez mais otimizada) com que as marcas atingem a sua audiência (Amaral,
2018).
As estratégias de comunicação das marcas foram reformuladas para abordagens em que o
consumidor passou a ser o elemento central. Os social media são utilizados por muitos
consumidores como uma oportunidade destes se relacionarem entre si e de criarem as suas
próprias comunidades online, desenvolvendo conteúdo oportuno e útil para outros consumidores
e também para as marcas.
Atualmente, as empresas defendem que através das redes sociais é possível desenvolver
uma conexão e uma ligação emocional mais próxima entre os consumidores e as marcas. As
investigações realizadas sobre este tema comprovam um crescimento da utilização das redes
sociais por parte das marcas como um benefício. Os autores Simmons (2008), Rozwell et al.
(2010) e Lipsman et al. (2011) defendem que as plataformas digitais tornar-se-ão o pilar das
estratégias de comunicação das marcas.
Esta investigação baseia-se nos resultados obtidos ao longo dos três meses de estágio
curricular na agência de comunicação integrada, Blisq Creative. A temática deste relatório será
debatida com apoio no estudo de caso realizado sobre duas campanhas, a Blisq’Xmas e a Juntos
à Mesa e também na análise de dados da empresa obtidos durante este período, adotando uma
metodologia mista e assentando em dois paradigmas distintos: interpretativista e positivista. Consumers became active agents of communication and started to participate in the companies' marketing and communication processes and strategies, from the moment social media emerged. In this digital era, social media are significantly increasing the regular (and increasingly optimized) way brands reach their audience (Amaral, 2018). Brand communication strategies have been reformulated to approaches where the consumer is now the central element. Social media is used by many consumers as an opportunity to connect with each other and to create their own online communities, developing timely and useful content for other consumers and also for brands. Today, companies argue that through social media it is possible to develop a connection and a closer emotional connection between consumers and brands. Research on this topic shows a growth in the use of social networks by brands as a benefit. The authors Simmons (2008), Rozwell et. al. (2010) and Lipsman et. al. (2011) argue that digital platforms will become the pillar of brand communication strategies. This research is based on the results obtained during the three-month internship at the integrated communication agency, Blisq Creative. The theme of this report will be discussed based on the case study carried out on two campaigns, Blisq'Xmas and Juntos à Mesa, and also on the analysis of company data obtained during this period, adopting a mixed methodology and based on two distinct paradigms: interpretivist and positivist. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Marketing e Estratégia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85948 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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