Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/85817
Título: | As novas profissões da Era Digital – o caso específico dos criadores de conteúdo |
Outro(s) título(s): | The new professions of the Digital Age – the specific case of content creators |
Autor(es): | Martins, Ângela Araújo Lamarelho |
Orientador(es): | Fernandes, Maria Emília Pereira |
Palavras-chave: | Criadores de conteúdo digital Era Digital Gestão de carreira Revolução tecnológica Tecnologias da informação e comunicação. Digital content creators Digital Era Career management Technological revolution Information and communication technologies |
Data: | 24-Jul-2023 |
Resumo(s): | A gestão de carreiras constitui um dos grandes desafios da Gestão de Recursos Humanos,
sobretudo no mundo em constante mutação em que vivemos. O aparecimento e modernização de novas
profissões, numa era cada vez mais digital, abarca consigo novos desafios, preocupações e necessidades
para a gestão de carreira.
Este estudo teve como propósito central entender como a gestão de carreira tem de se adaptar
ao aparecimento de novas profissões, mais especificamente no caso dos criadores de conteúdo.
Considera-se um estudo atual e relevante, pois as novas profissões da era digital são um assunto
relativamente novo e, no caso concreto dos criadores de conteúdo, existe ainda pouca investigação
relacionada com o modo como estes gerem a sua carreira.
A nível empírico foi adotada uma metodologia de caráter qualitativo e exploratório, utilizando
como principal técnica de recolha de dados a entrevista semiestruturada. A amostra foi selecionada de
forma intencional e em bola de neve. Foram entrevistados dez criadores de conteúdo digital, mais
concretamente instagramers, oito do sexo feminino e dois do sexo masculino. Tendo em vista alcançar
os objetivos da investigação, foram analisadas as necessidades, dificuldades e práticas utilizadas pelos
participantes.
Concluiu-se que os criadores de conteúdo são, por norma, indivíduos que autodirigem a sua
carreira, não estando dependentes de uma organização ou agência. Por outro lado, os resultados
permitiram verificar que estes profissionais trabalham em mais que uma área, devido, sobretudo, ao
facto de a criação de conteúdo por si só, não lhe permitir estabilidade financeira.
Com a investigação pretende-se contribuir para o aumento do conhecimento teórico referente à
gestão de carreira dos criadores de conteúdo e ajudar na implementação de práticas neste ramo. Career management is one of the great challenges of Human Resource Management, especially in the constantly changing world we live in. The emergence and modernization of new professions, in an increasingly digital era, brings with it new challenges, concerns and needs for career management. The main purpose of this study was to understand how career management has to adapt to the emergence of new professions, more specifically in the case of content creators. It is considered a current and relevant study, as the new professions of the digital age are a relatively new subject and, in the specific case of content creators, there is still little research related to how they manage their career. At an empirical level, a qualitative and exploratory methodology was adopted, using the semi structured interview as the main data collection technique. The sample was selected intentionally and in a snowball fashion. Ten digital content creators were interviewed, more specifically instagramers, seven females and two males. With a view to achieving the research objectives, the needs, difficulties and practices used by the participants were analyzed. Conclude that content creators are, as a rule, individuals who self-direct their career, not being dependent on an organization or agency. On the other hand, the results showed that these professionals work in more than one area, due, above all, to the fact that the creation of content alone does not allow financial stability. With the research it is intended to contribute to the increase of theoretical knowledge regarding the career management of content creators and help in the implementation of practices in this field. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85817 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Angela Araujo Lamarelho Martins.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,13 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons