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Título"Novas" legitimidades de segmentação do mercado de trabalho de jovens diplomados
Autor(es)Marques, Ana Paula
Palavras-chaveTrabalho e emprego
Flexibilidade
Segmentação laboral
Data2009
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
RevistaRevista Portuguesa de Educação
CitaçãoMarques, A. P. (2018). "Novas" legitimidades de segmentação do mercado de trabalho de jovens diplomados. Revista Portuguesa De Educação, 22(2), 85–115. https://doi.org/10.21814/rpe.13967
Resumo(s)A partir dos principais resultados dos diagnósticos realizados aos licenciados e aos dirigentes/responsáveis pelos recursos humanos, iremos destacar, neste artigo, os efeitos das estratégias de flexibilização prosseguidas pelas empresas nas seguintes vertentes: produtiva, formativa, funcional, salarial, duração do horário de trabalho e vínculo laboral. As "novas" legitimidades que segmentam estes jovens quadros alicerçam-se cada vez mais na desregulamentação das relações de trabalho e emprego e das políticas empresariais seguidas pela maioria das empresas que expõe a uma crescente precarização grupos sociais que investiram na sua formação profissional e académica, em particular de nível superior. Os jovens são, por conseguinte, confrontados com o desafio de aceitarem a incerteza e de a usarem como um efectivo recurso para a acção, isto é, de adquirirem uma certa (ins)estabilidade identitária que forneça um sentido de temporalidade biográfica plausível. Tal passa pela interiorização de uma cultura de iniciativa empresarial, empreendedora e criativa, assente num elevado grau de transferabilidade do valor das qualificações académicas, competências e orientações culturais de formação técnico-científica superior.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85776
DOI10.21814/rpe.13967
Versão da editorahttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/13967
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DS/CICS - Artigos em Revistas Nacionais/Articles in National Journals

Ficheiros deste registo:
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(2009) Novas legitimidades de segmentação.pdf124,74 kBAdobe PDFVer/Abrir

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