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TítuloO fator geracional no consumo conspícuo de produtos de luxo
Autor(es)Rodrigues, Jorge Daniel Novais
Orientador(es)Casais, Beatriz Graça Luz
Palavras-chaveConsumo
Consumo conspícuo
Gerações
Idades
Luxo
Mindset
Retorno Social
Ages
Conspicuous consumption
Consumption
Generations
Luxury
Social return
Data20-Jul-2023
Resumo(s)O marketing desempenha um papel fundamental no mercado do luxo e no consumo conspícuo. O consumo conspícuo é uma expressão de status e soberania social, ao passo que o marketing tem um papel fulcral ao criar e sustentar essa etiqueta de exclusividade no luxo. O presente estudo tem como objetivo contribuir com informação sobre o consumo conspícuo em diferentes gerações, com especial enfoque na geração Z, onde existe uma lacuna de informação sobre o tema. O estudo testa preditores, previamente testados por outros autores, e estabelece um modelo conceptual considerando o retorno social, a autoestima social e o growth mindset como preditores do consumo conspícuo de produtos de luxo e a idade como elemento moderador das relações entre as variáveis. Para testar o questionário utilizou-se um método primário, por questionário com 347 respostas válidas e uma distribuição de género perto dos 50/50. Os resultados demonstraram que a autoestima social e o retorno social são considerados preditores do consumo conspícuo de produtos de luxo, no entanto o growth mindset não tem uma influência positiva neste tipo de consumo. Concluiu-se também que as idades, na presente amostra, não têm influência nas relações anteriores.
Marketing plays a fundamental role in the luxury market and conspicuous consumption. Conspicuous consumption is an expression of status and social sovereignty, while marketing has a crucial role in creating and sustaining this label of exclusivity in luxury. This study aims to contribute information on conspicuous consumption in different generations, with a special focus on Generation Z, where there is a lack of information on the subject. The study tests predictors that have been previously tested by other authors and establishes a conceptual model considering social status, social self-esteem, and growth mindset as predictors of conspicuous consumption of luxury products, with age as a moderating element in the relationships between variables. To test the questionnaire, a primary method was used, with a questionnaire consisting of 347 valid responses and a gender distribution close to 50/50. The results demonstrated that social self-esteem and social status are considered predictors of conspicuous consumption of luxury products. However, growth mindset does not have a positive influence on this type of consumption. It was also concluded that age, in the present sample, does not influence the aforementioned relationships.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão e Negócios
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85658
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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