Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85477

TítuloBig data analytics e o desempenho das empresas em Portugal
Autor(es)Santos, Luís Pedro Oliveira
Orientador(es)Sá, Elisabete
Palavras-chaveBig data analytics
Desempenho
Empresas
Regressão
Performance
Companies
Regression
Data4-Jul-2023
Resumo(s)Numa sociedade cada vez mais globalizada, interconectada e automatizada, big data analytics surge como uma oportunidade única no tecido empresarial para, não só apoiar as empresas em processos de tomada de decisão, na melhoria das operações e na identificação de novas oportunidades, como também ajudá-las a tonarem-se mais eficientes, competitivas e resilientes. Desta forma, big data analytics é um processo que já começa a estar incorporado em vários setores de atividade, como o setor da saúde, financeiro, retalho, entre outros. Apesar do crescimento da literatura sobre o potencial de big data analytics nos negócios, certo é que apenas 13% das empresas europeias fazem big data analytics e escassos têm sido os estudos empíricos realizados sobre os efeitos que a realização de big data analytics possui nas empresas, tanto a nível mundial, como em Portugal. Assim, o principal objetivo deste trabalho é aumentar o conhecimento sobre big data analytics e o desempenho das empresas com a aplicação de um modelo quantitativo e inovador ao contexto empresarial português, dando resposta à seguinte questão de investigação: Qual é a relação e o efeito de big data analytics no desempenho das empresas em Portugal? Para responder ao objetivo e à questão formulada, foi então criado um modelo de regressão linear múltipla para análise de dados, de 2016, 2018 e 2020, fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) ao abrigo de um protocolo de colaboração com instituições de ensino. Os resultados obtidos mostram que big data analytics tem de facto um efeito positivo no desempenho das empresas em Portugal, a relação entre big data analytics e o ponderador do volume de negócios é estatisticamente significativa e o p-value registado é menor que o nível de significância de 5%. Os resultados corroboram a literatura sobre o tópico e, por isso, urge-se um movimento de adoção nas empresas que ainda não praticam big data analytics.
In an increasingly globalised, interconnected, and automated society, big data analytics emerges as a unique opportunity in business to not only support companies in decision-making processes, improving operations and identifying new opportunities, but also to help them become more innovative, competitive and resilient. In this way, big data analytics is a process that is already starting to be incorporated in various sectors of activity, such as the health, financial and retail sectors, among others. Despite the growth of literature on the potential of big data analytics in business, it is true that only 13% of European companies perform big data analytics and there have been few empirical studies carried out on the effects that performing big data analytics has on companies, both at European level and in Portugal. Thus, the main objective of this work is to increase knowledge about big data analytics and company performance by applying a quantitative and innovative model to the Portuguese business context, answering the following research question: What is the relationship and the effect of big data analytics on company performance in Portugal? To answer the objective and the formulated question, a multiple linear regression model was then created to analyse data, from 2016, 2018 and 2020, provided by the National Statistics Institute (INE) under a collaboration protocol with educational institutions. The results obtained show that big data analytics has indeed a positive effect on the performance of companies in Portugal, the relationship between big data analytics and the turnover weighting is statistically significant and the p-value recorded is smaller than the 5% significance level. Results corroborate the literature on the topic and thus, an adoption movement is urged at companies that do not yet practice big data analytics.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85477
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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