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TítuloDesenvolver competências de ensinar a cooperar: o contributo da formação de professores do 1.º Ciclo
Autor(es)Coelho da Silva, José Luís
Palavras-chaveAprendizagem cooperativa
Estudo do meio
Formação de professores
Investigação educacional
Data2019
EditoraInstituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação de Santarém
CitaçãoCoelho da Silva, J. L. (2019). Desenvolver competências de ensinar a cooperar: o contributo da formação de professores do 1.º Ciclo. In B. Cavadas, E. Linhares, M. C. Martins, M. Correia, N. Mestrinho, N. Branco, R. Santos, & S. Colaço (Orgs.), Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019 (pp. 183-187). Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação.
Resumo(s)A natureza reflexiva e investigativa define a Prática de Ensino Supervisionada/Estágio dos mestrados em ensino da Universidade do Minho, que se operacionaliza através da idealização, implementação e avaliação de um projeto de investigação supervisionada. Na formação inicial de professores do 1.º ciclo e em Estudo do Meio, a relevância da aprendizagem cooperativa é um objeto de estudo recorrente. Pretendendo-se compreender o contributo da supervisão no desenvolvimento das competências de ensinar a cooperar, efetuou-se a análise do relato das práticas pedagógicas focalizadas na operacionalização da aprendizagem cooperativa e registadas em oito relatórios da Prática de Ensino Supervisionada/Estágio. Procedeu-se à caracterização das práticas de aprendizagem cooperativa implementadas, à identificação do enfoque da reflexão nas opções pedagógicas adotadas e à caracterização da reflexão sobre o valor educativo do projeto de investigação supervisionada. Os relatos das práticas de ensino supervisionadas mostram a conceção e implementação de práticas de aprendizagem cooperativa diversificadas. A reflexão produzida direciona-se mais para o valor da prática implementada do que para a fundamentação das decisões pedagógicas tomadas. Estes resultados despoletam um conjunto de questões que se consubstanciam como desafios a considerar na idealização e implementação de práticas pedagógicas consistentes com os princípios da aprendizagem cooperativa e no incremento da capacidade de reflexão.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85383
ISBN978-989-54541-0-5
Versão da editorahttp://hdl.handle.net/10400.15/3339
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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