Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8527

TítuloOs donos dos plateaux da informação semanal da TV generalista
Autor(es)Lopes, Felisbela
Palavras-chaveTV
Convidados
Debates
Entrevistas
Data2005
CitaçãoFIDALGO, António [et al.], ed. lit. – “Os donos dos plateaux da informação semanal da TV generalista : actas do Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), 4, Aveiro, 2005”. Aveiro : Universidade de Aveiro, 2005. ISBN 972-789-163-2.
Resumo(s)Nos primeiros dez anos de coabitação entre os sectores público e privado de televisão, a informação semanal teve um percurso algo atribulado: encarada inicialmente como uma área estruturante no segmento nocturno, esse tipo de programação foi perdendo esse espaço a partir de finais dos anos 90, nomeadamente nos canais privados. Tendo como referência programas que se desenvolvem pela conversação em estúdio, uma das questões que importa discutir para avaliar o tipo de espaço público que essas emissões desenham diz respeito à identificação daqueles a quem os jornalistas dão a palavra. Da análise dos programas de debate e de grande-entrevista emitidos na RTP 1, SIC e TVI entre 1993 e 2003 concluímos que a classe política foi a mais privilegiada, mas nem todos tiveram o mesmo direito à palavra televisiva. Ministros, líderes partidários e os deputados mais conhecidos das diferentes bancadas parlamentares constituíram-se como uma espécie de donos dos plateaux da informação semanal da TV generalista. Esta é uma das conclusões de uma investigação mais ampla, desenvolvida no âmbito do nosso doutoramento que incide sobre a informação televisiva semanal emitida no horário nocturno dos canais generalistas portugueses.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8527
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Lopes_2005_ os donos dos plateaux .pdfConferência192,57 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID