Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/85218
Título: | As tecnologias digitais nas atividades pedagógicas do ensino superior Angolano: Caracterização das práticas dos professores baseadas no modelo SAMR |
Outro(s) título(s): | Digital technologies in pedagogical activities regarding Angolan higher education: Characterisation of teachers´ practices based on the SAMR model Las tecnologias digitales en las actividades pedagógicas de la enseñanza superior Angoleña: Caracterización de las prácticas de los profesores a partir del modelo SAMR |
Autor(es): | Tchivangulula, Almerindo Valdemar Lencastre, José Alberto |
Palavras-chave: | Tecnologias digitais Atividades pedagógicas Modelo SAMR Digital technologies Pedagogical activities SAMR model Tecnologías digitales |
Data: | Mai-2023 |
Editora: | Instituto Politécnico do Porto |
Revista: | Pratica e-learning |
Citação: | Tchivangulula, A.V., & Lencastre, J.A. (2023). As tecnologias digitais nas atividades pedagógicas do ensino superior angolano: Caracterização das práticas dos professores baseadas no modelo SAMR. Pratica - Revista multimédia de investigação em inovação pedagógica e práticas de E-Learning, 6(1), 131–150. |
Resumo(s): | O presente artigo aborda as tecnologias digitais nas atividades pedagógicas do ensino superior angolano através dos dados empíricos de 12 (doze) aulas observadas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanidade da Universidade do Namibe-FCSH/UNIMBE a partir do modelo SAMR de Puentedura. A pesquisa teve os seguintes objetivos: (i) analisar o modo como os professores angolanos utilizam as tecnologias digitais nas suas atividades pedagógicas; (ii) caracterizar a fase do modelo SAMR de utilização das tecnologias digitais em que os professores se encontram. A investigação é de natureza qualitativa; para a recolha de dados utilizou-se a observação não participante por meio de uma grelha de observação de aula. Os dados apresentados demostraram que os professores observados utilizam o computador e o projetor, para o seu auxílio na apresentação dos conteúdos em slides de Power Point. A sua partilha com os estudantes é feita por meio de dispositivo de armazenamento de dados como o pendriver (USB) ou smartphone. Concluímos também que os professores observados estão em fase de substituição (no modelo SAMR), ou seja, a substituição de giz, quadro negro, papel por tecnologias digitais, tais como o computador pessoal do professor, apresentação Power Point e o projetor. This article addresses digital technologies in pedagogical activities in Angolan higher education. We used empirical data from 12 (twelve) lessons observed at the Faculty of Social Sciences and Humanities of the University of Namibe through Puentedura's SAMR model. The research had the following objectives: (i) to analyse how Angolan teachers use digital technologies in their pedagogical activities; (ii) to characterise the phase of the SAMR model of digital technology use in which teachers are. The research is qualitative; non-participant observation was used for data collection through a lesson observation grid. The data presented showed that the observed teachers use the computer and projetor to assist them in class in delivering the contents in PowerPoint slides. They share with the students through data storage devices such as a USB flash drive or smartphone. We also concluded that the teachers observed are in the replacement phase (in the SAMR model), i.e., the replacement of chalk, blackboard, and paper by digital technologies, such as the teacher's personal computer, PowerPoint presentation and overhead projetor. Este artículo aborda las tecnologías digitales en las actividades pedagógicas en la educación superior angoleña. Utilizamos datos empíricos de 12 (doce) lecciones observadas en la Facultad de Ciencias Sociales y Humanidades de la Universidad de Namibe a través del modelo SAMR de Puentedura. La investigación tuvo los siguientes objetivos: (i) analizar cómo los profesores angoleños utilizan las tecnologías digitales en sus actividades pedagógicas; (ii) caracterizar la fase del modelo SAMR de uso de tecnologías digitales en la que se encuentran los docentes. La investigación es cualitativa; se utilizó la observación no participante para la recopilación de datos a través de una plantilla de observación de lecciones. Los datos presentados mostraron que los docentes observados usan la computadora y el proyector para ayudarlos en clase a entregar los contenidos en diapositivas de PowerPoint. Comparten con los estudiantes a través de dispositivos de almacenamiento de datos como una unidad flash USB o un teléfono inteligente. También concluimos que los docentes observados se encuentran en la fase de reemplazo (en el modelo SAMR), es decir, el reemplazo de tiza, pizarra y papel por tecnologías digitales, como el ordenador personal del docente, presentación de PowerPoint y proyector. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85218 |
ISSN: | 2184-1837 |
Versão da editora: | The original publication is available at: https://parc.ipp.pt/index.php/elearning/article/view/4929/2722 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_Revista_Pratica_Tchivangulula&Lencastre.pdf | 2,43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |