Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/85083
Título: | O impacto do Balanced Scorecard numa organização de aprendizagem: o caso Coutinhos |
Autor(es): | Oliveira, Helena Maria da Costa |
Orientador(es): | Lima Rodrigues, Lúcia Eiriz, Vasco |
Data: | 2009 |
Resumo(s): | A actual dinâmica económica, caracterizada pela transitoriedade, realça a
importância da aprendizagem organizacional, promovendo a urgência das organizações
ditas de aprendizagem. Neste ambiente, foram desenvolvidos instrumentos de gestão
estratégica, entre os quais o Balanced Scorecard. Este instrumento procura responder às
exigências da actual realidade económico-social, tenta favorecer o desenvolvimento das
empresas como organizações de aprendizagem.
Neste trabalho definimos doze características essenciais a uma organização de
aprendizagem, analisáveis sob três perspectivas distintas, agrupadas numa grelha de
percepção. Usámo-la então numa empresa – alvo do estudo de caso – para a caracterizar em
dois momentos: antes de iniciar o projecto BSC e dezoito meses após o seu início. Da
comparação entre essas duas caracterizações tentamos aferir dos efeitos do projecto BSC na
empresa enquanto organização de aprendizagem: como variou a sua capacidade para
aprender organizacionalmente. No interesse desta comparação, propomos também um
quadro com as expectativas teóricas da forma como a concepção e implementação do BSC
implica as características de uma organização de aprendizagem – quadro que verificamos
no estudo.
Concluímos que, nestes dezoito meses, essa capacidade foi incrementada – a
empresa melhorou enquanto organização de aprendizagem, essencialmente quando
observada sob duas das perspectivas assumidas na grelha de percepção: “ambiente
organizacional” e “liderança”. The current economic dynamism, characterized by transience, stresses the importance of organizational learning, promoting the urgency of the so-called learning organizations. In this environment, new tools of strategic management were developed, including the Balanced Scorecard. This instrument seeks to meet the demands of the current economic and social reality. It aims the development of companies as learning organizations. In this paper we define twelve characteristics essential to a learning organization, analyzable under three different perspectives, grouped in a grid of perception. We used it then in a company - the target of the case study - to feature it at two moments: before starting the BSC project and eighteen months after its starting. Comparing these two characterizations we try to assess the effects of the BSC project in the company as learning organization and, especially, how the ability to learn organizationally varied over the period. Within the scope of this comparison, we also propose a chart with the theoric expectations of how the design and implementation of the BSC implicates the analyzed characteristics – a chart verified in this case-study. We conclude that in these eighteen months, this capacity has increased - the company has improved as a learning organization, essentially when observed under the two approaches adopted in the grid of perception "organizational environment" and "leadership." |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Contabilidade |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85083 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Helena Maria da Costa Oliveira.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |