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https://hdl.handle.net/1822/84841
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ribeiro, Paulo | por |
dc.contributor.author | Santos, Ricardo Daniel de Sousa | por |
dc.date.accessioned | 2023-05-31T21:19:54Z | - |
dc.date.available | 2023-05-31T21:19:54Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/84841 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Engenharia Urbana | por |
dc.description.abstract | As necessidades de mobilidade cresceram exponencialmente e os padrões alteraram-se significativamente, especialmente nos núcleos urbanos, resultado do desenvolvimento económico, tecnológico e social. Uma das principais consequências deste progresso foi a melhoria das infraestruturas rodoviárias e o aumento significativo da taxa de motorização que, aliado a um modelo de ordenamento do território que promove a descentralização das atividades, de serviços e progressiva dispersão urbanística, progrediu para o aumento das distâncias percorridas, a utilização de viatura particular e a dificuldade na sustentabilidade dos serviços de transporte público nos movimentos pendulares. As smart cities ou as cidades do futuro, inevitavelmente estão associadas ao desenvolvimento tecnológico como apoio na obtenção da eficiência na gestão dos recursos escassos e produção sustentável do desenvolvimento económico e da qualidade de vida. Em áreas densamente ocupadas com as infraestruturas do sistema de transportes plenamente delineadas, a gestão do espaço substitui o aumento da capacidade, na inevitabilidade dos impactes económicos, do ruído e poluição atmosférica inerentes ao congestionamento. O planeamento estratégico dos transportes procura um projeto dominado por tratamento paisagístico, modos ativos e transportes coletivos, onde o veículo particular constitui uma alternativa secundária nas opões de mobilidade, o individuo atua como matriz essencial na otimização da relação com o espaço e os dados partilhados como fundação para a construção de um sistema que permita responder adequadamente às necessidades das instituições, empresas e população em geral. A monitorização permanente com recurso a sensores que detetam características da envolvência ambiental, que comunicam periodicamente ou em tempo real e permitem o posterior tratamento dos dados armazenados para a disponibilidade de informação relevante e direcionada para a tomada de decisão do indivíduo ou coletivo, afirma-se como perentória na reestruturação do sistema de transportes, no estudo de comportamentos e no desenvolvimento social, económico e ambiental das cidades do futuro. | por |
dc.description.abstract | Mobility needs have grown exponentially and their standards significantly changed, especially in urban cores, as a result of economic, technological and social development. One of the main consequences of this progress was the improvement of road infrastructures and the significant motorization rate increase, which, together with a spatial planning model that promotes the activities and services decentralization and the progressive urban dispersion, promoting traveled increased distances, the private vehicle use and the difficulty in public transport services sustainability for commuting. Smart cities, or future cities, are inevitably associated with technological development as support for achieve efficiency in the scarce resources management, production of economic development and life quality sustainable. In densely occupied áreas with fully outlined transport system infrastructure, space management replaces the capacity increase, in economic impacts inevitability, noise and air pollution and inherent to traffic congestion. Strategic transport planning demand a dominated project by treatment landscape, active modes and public transport, where the private vehicle constitutes a secondary alternative in mobility options, the individual acts as an essential matrix in the space relationship optimization and the shared data as system construction foundation that allows appropriate answer to institutions, companies and population needs. Permanent monitoring using sensors that detect wrap environment characteristic, with periodically or real time communication and allow stored data subsequent treatment for relevant and directed information availability to individual or collective decision making, asserts itself as peremptory in the transport system restructuring, in the behaviors study and social, economic and environmental developments in future cities. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | por |
dc.subject | Mobilidade | por |
dc.subject | Sensores | por |
dc.subject | Smart | por |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.subject | Wireless | por |
dc.subject | Mobility | por |
dc.subject | Sensors | por |
dc.subject | Sustainability | por |
dc.title | Sensorização na monitorização do sistema de transportes em smart cities | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202752534 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 16 valores | por |
sdum.uoei | Escola de Engenharia | por |
dc.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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