Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84782

TítuloA (auto)avaliação das escolas e a melhoria na prestação do serviço educativo: estudo de caso
Outro(s) título(s)The (self) evaluation of schools and the improvement in the provision of educational services: case study
Autor(es)Costa, Ana Paula Campos
Orientador(es)Sá, Virgínio
Palavras-chaveAutoavaliação
Avaliação institucional
Organização escolar
Prestação do serviço educativo
Institutional evaluation
Provision of educational service
School organization
Self-assessment
Data10-Mai-2023
Resumo(s)A avaliação institucional é cada vez mais uma das temáticas nas organizações escolares. A aprovação da Lei n.º 31/2002 de 20 de dezembro, promove a legitimação de um sistema duplo de avaliação: autoavaliação e avaliação externa. A organização escolar pressionada pela necessidade da prestação de contas aos organismos da tutela e à sociedade, desenvolveu e implantou modelos de práticas de autoavaliação. Tendo a escola como organização social, a investigadora fez uma leitura dos processos de avaliação das escolas, convocando como modelos de análise as teorias políticas e neo-institucional. Esta investigação está inserida numa matriz metodológica de cariz essencialmente qualitativo que opta pelo estudo de caso para analisar e interpretar o impacto da autoavaliação das Escolas na melhoria da prestação do serviço educativo. Este estudo empírico foi desenvolvido no Agrupamento de Escolas Alfa e a informação foi recolhida através das seguintes fontes: entrevistas e análise documental. Os resultados tendem a evidenciar que as mudanças organizacionais decorrentes da autoavaliação advém da necessidade de conformidade com o meio institucional. Essas mudanças que se constituem como melhorias ao nível da estrutura formal, contudo nem sempre o mesmo acontece ao nível da ação organizacional, o que lhes confere o caráter de ritual. A análise dos dados recolhidos aponta para uma relação débil entre a autoavaliação e a melhoria na prestação do serviço educativo, traduzida em medidas pontuais, mas sem “evidências” consistentes.
Institutional evaluation is a growing theme over worldwide school organizations. An update in the Portuguese legislation in 2002 (Law No. 31/2002 of December 20th), led to the promotion of a double evaluation system: self-assessment and external evaluation. The school organization, pressured by the need for accountability to supervisory agencies and society, has developed and implemented models of self-assessment practices. Assuming schools as a social organization, the researcher studied the evaluation processes using political and neo-institutional theories as models of analysis. This research is a qualitative methodological matrix, that analyses and interpret the impact of the self-assessment of schools in the improvement of the educational process. This empirical study was developed in the Agrupamento de Escolas Alfa and the information was collected through interviews and documentary analysis. The results tend to show that organizational changes resulting from self-assessment drive from the need for compliance with the institutional environment. These changes are improvements at the formal structural level, however these new ideas are not always implemented because the institutions already have their own “rituals” and it’s hard for them to change. The analysis of the collected data points to a weak relationship between self-assessment and improvement in the provision of education, translated into specific measures, but without consistent "evidence".
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Administração Educacional)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84782
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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