Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84781

TítuloContributos da EBR e do Ecomapa na construção do PIIP e na avaliação autêntica centrada na família: perspetivas dos profissionais das ELI´S
Outro(s) título(s)The contributions of the "EBR" and the Ecomap in the construction of the "PIIP" and in the authentic evaluation centered on the family: perspective of Eli's professionals
Autor(es)Paiva, Carla Sandra Caetano dos Santos
Orientador(es)Serrano, Ana Maria
Palavras-chaveDesenvolvimento profissional
Ecomapa
Entrevista baseada em rotinas
Intervenção precoce na infância
Childhood preventive intervention
Ecomap
Professional development
Routine based interview
Data22-Mai-2023
Resumo(s)O importante trabalho das Equipas de Intervenção Precoce é muitas vezes o primeiro e único suporte das famílias e das suas crianças. Diariamente, estas equipas procuram apoiar as famílias e crianças nos seus esforços de capacitação das famílias que atendem E fazem-no no sentido de sempre melhorarem as suas práticas. Como meio de instrumentos de trabalho conjunto entre a equipa e a família são usados, entre outros, o Ecomapa e a Entrevista Baseada em Rotinas (EBR). O objetivo deste estudo é compreender se estes instrumentos satisfazem completamente a equipa, na qual a família está incluída, ou se os adaptam às suas necessidades. Este trabalho evidenciará também alguns anseios e espectativas das equipas que aceitaram colaborar nesta investigação. Os resultados apontam para a utilização plena do ecomapa por parte dos profissionais das equipas, no entanto no que concerne à EBR os profissionais referem que dado a extensão da mesma, utilizam-na com pequenas adaptações.
The important work of the Preventive Intervention Teams is many times the first and only support for children and their families. These teams look to support families and children on a daily basis, by giving the participating families competencies so that they improve their practices. In order to do this, and for the teams and the families to work in conjunction, some of the tools used are ECOMAP and Routine Based Interview, among others. The target of this study was to understand if these tools are adequate for the work of the team within the family they were working with. This study was also meant to highlight some of the concerns and expectations of the teams that agreed to participate in this research. The results indicate that the full use of Ecomap by professionals is very productive, on the other hand, the Routine Based Interview, given its wide scope, is used with some adaptions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (especialização em Intervenção Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84781
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carla Sandra Caetano dos Santos Paiva.pdf579,43 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID