Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84711

TítuloQue fatores são importantes para as marcas na escolha de um influencer: o caso da 1nfluencersmarketing
Outro(s) título(s)What factors are important for brands when choosing an influencer: the case of 1nfluencersmarketing
Autor(es)Bernardes, Fabiana Guimarães
Orientador(es)Soares, Ana Maria
Palavras-chaveInfluencers
Instagram
Influencer marketing
Electronic Word of Mouth (E-WOM)
Marketing digital
Redes Sociais
Growth hacking
Digital marketing
Social Media
Data14-Abr-2023
Resumo(s)Com o crescimento das redes sociais e do seu número diário de utilizadores, as marcas apostam cada vez mais no uso de influencers como agentes da comunicação que informam os consumidores sobre produtos e os conduzem a uma decisão de compra. Para garantir que veem o seu investimento a ser bem empregue, antes de tomarem uma decisão, as marcas analisam vários detalhes sobre cada influencer que vão muito além do número de seguidores e a taxa de engagement. Neste sentido, surge a necessidade de perceber os fatores que as marcas consideram na escolha dos influencers que as representam a nível de desempenho, conteúdo e posicionamento do influencer. O presente relatório tem como objetivo descrever o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio curricular realizado na 1nfluencersmarketing. Como foco de investigação, pretende determinar os fatores que são considerados pelas marcas na escolha de um influencer, com especial incidência em campanhas de Instagram. Para atingir o objetivo de investigação, foram realizadas entrevistas a quatro marcas de diversos setores – apostas desportivas, aprendizagem de línguas estrangeiras, produtos de cabelo, e óculos de sol. Adicionalmente, foram analisados casos de estudos e outras informações produzidas aquando da estadia na empresa que permitiram gerar insights sobre esta problemática. O presente relatório explora também o uso de influencer marketing para o crescimento exponencial das marcas nas redes sociais através de táticas de growth hacking. Desta forma, detalha um caso de estudo de sucesso onde se utilizou a gestão de influencers, criação de conteúdo para redes sociais, gestão da comunidade, criação de sorteios, entre outras atividades para growth hacking.
With the growth of social networks and their daily user base, brands are increasingly relying on influencers to act as communication agents, informing consumers about products and leading them to a purchase decision. To ensure that their investment is being well spent, before making a decision, brands analyze several details about each influencer that go far beyond the number of followers and the engagement rate. As such, it is necessary to comprehend the variables that companies consider when selecting influencers to represent them in terms of influencer performance, content, and positioning. This report aims to describe the work developed within the scope of the curricular internship carried out at 1nfluencersmarketing. As a research focus, it intends to determine the factors that are considered by brands when choosing an influencer, with a special focus on Instagram campaigns. To achieve the research goal, interviews were carried out with four brands from different sectors – sports betting, foreign language learning, hair products, and sunglasses. Furthermore, case studies and other information produced during the time at the company were reviewed, allowing for the generation of insights towards this issue. This paper also looks at how influencer marketing may be used to exponentially increase brand presence on social media using growth hacking strategies. In this way, it describes a successful case study in which influencer management, social media content generation, community management, giveaway development and other tactics were used for growth hacking.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84711
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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Fabiana Guimaraes Bernardes.pdf
  Até 2026-04-14
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