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dc.contributor.advisorCosta, Nélson Bruno Martins Marques dapor
dc.contributor.advisorColim, Ana S.por
dc.contributor.authorFernandes, Humberto Miguel Da Silvapor
dc.date.accessioned2023-05-23T11:10:35Z-
dc.date.available2023-05-23T11:10:35Z-
dc.date.issued2023-01-16-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/84675-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrialpor
dc.description.abstractA presente dissertação, foi desenvolvida no âmbito do 5º ano em Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, e teve como principal objetivo a melhoria e normalização dos processos logísticos no armazém da empresa Atepeli – Ateliers de Portugal. Os objetivos deste projeto, passaram pela criação de procedimentos normalizados para o armazém, quer através da implementação de KPI, quer através do desenvolvimento de propostas como a implementação de novos sistemas de identificação de prateleiras, e de atualizações no software da empresa. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da dissertação foi Action-Research. Este processo, começou com uma análise aos processos realizados no armazém da empresa. Como consequência da análise realizada, foram detetados problemas ao nível do layout do armazém, da preparação dos planos de abastecimento e na receção e registo das peças enviadas pela NOSCO, uma empresa subcontratada. Ao nível do layout, os problemas identificados, advinham, essencialmente, das elevadas percentagens de ocupação e de saturação. Relativamente á preparação dos planos de abastecimento, o principal problema identificado, foi a dificuldade na procura das matérias-primas. E por fim, verificou-se que o processo de receção e registo das peças enviadas pela empresa subcontratada para auxiliar a produção, a NOSCO, era bastante demorado, sujeitando os colaboradores a posturas biomecanicamente incorretas. Tendo como objetivo, a eliminação destes problemas, definiu-se e implementou-se um novo layout para algumas zonas do armazém, desenvolveu-se um novo sistema de referenciamento de prateleiras, e criou se atualizações para o sistema operativo da empresa, de modo que o registo das peças enviadas pela NOSCO, seja feito de forma automática, reduzindo assim o tempo deste processo, e eliminando, quase por completo, as posturas biomecanicamente incorretas. As medidas implementadas permitiram uma redução das percentagens de ocupação e de saturação, além de uma redução média de 14% no tempo de preparação dos planos de abastecimento, no turno da manhã, e de 17%, no turno da tarde. Relativamente ao processo de receção e registo das peças enviadas pela NOSCO, este processo, viu o seu tempo de realização reduzido em 48%, além de se ter obtido uma redução, bastante positiva, de 107 pontos no teste que avalia as posturas biomecânicas dos colaboradores, o Key Indicator Method for Awkward Body Postures (KIM-ABP).por
dc.description.abstractThe present dissertation was developed within the scope of the 5th year of my master’s in Management and Industrial Engineering, and its main objective was the improvement and standardization of logistical processes in the warehouse of the company Atepeli – Ateliers de Portugal. The objectives of this project went through the creation of standard procedures for the warehouse, either through the implementation of KPIs, or through the development of proposals such as the implementation of new shelf identification systems, and updates to the company's software. The methodology used for the development of the dissertation was Action-Research. This process began with an analysis of the processes carried out in the company's warehouse. As a result of the analysis carried out, problems were detected in terms of the layout of the warehouse, the preparation of supply plans, and the reception and registration of parts sent by NOSCO, a subcontracted company. In terms of layout, the problems identified essentially stemmed from the high percentages of occupancy and saturation. Regarding the preparation of supply plans, the main problem identified was the difficulty in finding raw materials. Finally, it was found that the process of receiving and registering the parts sent by NOSCO was quite time-consuming, and subjected employees to biomechanically incorrect postures. To eliminate these problems, a new layout was defined and implemented for some areas of the warehouse, a new shelf referencing system was developed, and updates were created for the company's operating system, to the registration of the parts sent by NOSCO is done automatically, thus reducing the time of this process, and eliminating, almost completely, the biomechanically incorrect postures. The measures implemented allowed for a reduction in occupancy and saturation percentages, in addition to an average reduction of 14% in the time to prepare supply plans, in the morning shift, and 17%, in the afternoon shift. Regarding the process of receiving and registering the parts sent by NOSCO, this process saw its completion time reduced by 48%, in addition to having obtained a very positive reduction of 107 points in the test that evaluates the biomechanical postures of employees, the Key Indicator Method for Awkward Body Postures (KIM-ABP).por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectKPIpor
dc.subjectLayoutpor
dc.subjectPostura biomecânicapor
dc.subjectSAPpor
dc.subjectBiomechanical posturepor
dc.titleMelhoria dos processos de um armazém com base na medição e padronização dos KPIpor
dc.title.alternativeImprovement of warehouse processes based on measurement and standardization of KPIpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203245253por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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