Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/84654
Título: | Desenvolvimento de produtos para o espaço público |
Autor(es): | Cunha, Ivo Alberto Rodrigues |
Orientador(es): | Pontes, A. J. Sampaio, Álvaro M. |
Palavras-chave: | Cidade Fabrico aditivo em grande escala Mobilidade Sustentabilidade Additive manufacturing in large scale City Mobility Sustainability |
Data: | 4-Abr-2023 |
Resumo(s): | Com o crescimento constante das cidades e da sociedade em que vivemos
atualmente, existem diversos problemas que este crescimento cria, não só pela
dimensão populacional, mas também pelo quanto as cidades ainda vão crescer ao longo
das próximas décadas.
De entre os mais diversos problemas que as cidades apresentam, a quantidade
de emissões de dióxido de carbono é um dos que mais preocupa a sociedade na
atualidade, tornando-se assim umas das prioridades da União Europeia, que tem como
objetivo obter uma neutralidade carbónica até 2050. De entre todos os setores
emissores, o que mais se destaca é o dos transportes, pois é responsável por 60% destas
emissões, existindo assim a necessidade de uma mudança na mobilidade da sociedade,
para que a neutralidade carbónica seja alcançada.
No entanto para que futuro da mobilidade seja realmente promissor e para que
a sociedade siga as mudanças necessárias, as infraestruturas e estruturas das nossas
cidades têm de dispor de mais comodidades e apoio a estes novos meios de mobilidade,
pois se não se melhorarem as estruturas não poderemos então melhorar a mobilidade.
Com o objetivo de melhorar as estruturas que apoiam os novos meios de
mobilidade e todo o conhecimento obtido, é desenvolvido um caso de estudo
específico, sendo este na Universidade do Minho, Campus de Azurém. Ao longo do
mesmo pretende-se desenvolver uma estrutura que apoie o estacionamento e
carregamento das bicicletas elétricas
Para além do objetivo do desenvolvimento de uma da estrutura para uma
sociedade sustentável, é também estudado e desenvolvido o processo de produção de
fabrico aditivo em grande escala, que permite de igual forma utilizar as diversas
vantagens, tais como a redução de material utilizado e desta forma seguir o mesmo
alinhamento da sustentabilidade.
No entanto, o estudo e utilização desta tecnologia acarreta um vasto processo
de aprendizagem e desenvolvimento, pois é necessário controlar diversos paramentos,
desde o controlo e programação do robô, os parametros de extrusão e os materiais. With the constant growth of cities and the society in which we live today, there are several problems that this growth creates, not only by the population size that they present, but also by how much they will still grow over the coming decades. Among the most diverse problems that cities present, the amount of carbon dioxide emissions is one of the most worrying for society today, thus becoming one of the priorities of the European Union, which aims to achieve carbon neutrality by 2050. Among all emitting sectors, the one that stands out the most is transport, as it is responsible for 60% of these emissions, thus existing the need for a change in mobility of society, so that carbon neutrality is achieved. However, for the future of mobility to be really promising and for society to follow the necessary changes, the infrastructures and structures of our cities must have more facilities and support for these new means of mobility, because if the structures are not improved, we will not be able to improve mobility. To improve the structures that support the new means of mobility and all the knowledge obtained, a specific case study is developed, which is the University of Minho, Azurém Campus. Where along it is intended to develop a structure that supports the parking and charging of electric bicycles Besides the objective of developing a structure for a sustainable society, it is also studied and developed the production process of additive manufacturing on a large scale, which allows the use of several advantages, such as the reduction of material used and thus follow the same alignment of sustainability. However, the study and use of this technology entails a vast learning and development process, as it is necessary to control different parts, from the control and programming of a robotic arm, and extrusion of polymeric material and use of new software. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia do Produto |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84654 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DEP - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ivo Alberto Rodrigues Cunha.pdf | 3,27 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons