Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84641

TítuloMelhoria do fluxo geral de fábrica e definição do layout de uma unidade de produção numa empresa de componentes eletrónicos da indústria automóvel
Outro(s) título(s)Improvement of the general flow of the factory and definition of the layout of a production unit in an electronic components company of the automotive industry
Autor(es)Oliveira, Rui Alexandre Azevedo
Orientador(es)Nunes, Manuel Lopes
Palavras-chaveFluxo
Layout
Lean
Systematic layout planning
Flow
Data16-Mar-2023
Resumo(s)A presente dissertação surge como conclusão do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial. O objetivo desta dissertação consistiu em redefinir o fluxo geral de fábrica, aplicando uma metodologia de planeamento de layout. Este projeto culminou com a sugestão de uma proposta de layout para uma nova unidade de produção da empresa Bosch Car Multimedia, S.A. O projeto foi realizado em contexto industrial, seguindo uma metodologia de Investigação-Ação. Esta metodologia caracteriza-se pela participação ativa do investigador no ambiente onde o trabalho é desenvolvido. Desta forma, a primeira fase foi focada na análise do estado atual do fluxo geral da empresa e recolha dos dados relativos ao mesmo. Além disso, foi também explicado como funciona o planeamento a médio/longo prazo na empresa, permitindo identificar o problema principal da falta de área produtiva. Com base no diagnóstico realizado, foram desenvolvidas três propostas para o fluxo geral de fábrica. Cada uma destas propostas foi avaliada financeiramente de acordo com os seus custos e ganhos associados. Assim, obteve-se um Valor Atual Líquido (VAL) de 703.753€ na proposta um e de 570.554€ na proposta dois. Por outro lado, na proposta três o VAL obtido foi negativo, inviabilizando esta proposta. De seguida, obteve-se uma Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) de 40% para a proposta um e de 70% para a proposta dois. Desta forma, para decidir qual a melhor proposta foi calculada a TIR diferencial que se verificou ser superior à Taxa Mínima de Atratividade (TMA), escolhendo-se a proposta de maior investimento, que é a proposta um. Depois de definida a análise a desenvolver, foi realizada uma análise ao fluxo utilizando a abordagem de Systematic Layout Planning (SLP). Este estudo considerou a movimentação diária de containers em 2023 e 2024 dos oito produtos que representam cerca de 80% da quantidade de produção. A partir deste estudo, foram desenvolvidas duas propostas de layout, que foram depois avaliadas de acordo com a atribuição de um peso aos fatores considerados mais importantes aquando da definição de um layout. Após o desenvolvimento das propostas de melhoria, foi realizada uma análise dos resultados obtidos para sistematizar tudo o que foi desenvolvido. Foram ainda obtidas algumas conclusões e identificadas possíveis melhorias para trabalhos futuros.
This dissertation comes as the conclusion of the Integrated Master in Industrial Engineering and Management. This dissertation aims to redefine the factory's general flow, applying a layout understanding methodology. This project culminates in the suggestion of a layout proposal for a new production unit for Bosch Car Multimedia. The project was carried out in an industrial context, following an Action-Research methodology. This methodology is characterized by the researcher's active participation in the environment where the work is developed. Thus, the first phase focused on analyzing the current state of the company's general flow and collecting data related to it. In addition, it was also explained how the conversation in the medium/long term works in the company, allowing to identify the main problem of the lack of productive area. Based on the diagnosis made, three proposals were suggested for the general flow of the factory. Each of these proposals was financially evaluated according to the costs and winnings associated with each of them. Thus, a Net Present Value (NPV) of 703.753€ was obtained for proposal one and 570.554€ for proposal two. In proposal three, the NPV achieved was negative, making this proposal unfeasible. Then, an Internal Rate of Return (IRR) of 40% was obtained for proposal one and 70% for proposal two. Thus, in order to decide which proposal was the best, the differential IRR that was found to be higher than the minimum rate of attractiveness was calculated, choosing the proposal with the highest investment, which in this case is proposal one. After defining the analysis to be developed, a flow analysis was performed using the Systematic Layout Planning (SLP) approach. This study took into account the daily movement of containers in 2023 and 2024 for the eight products that represent about 80% of the quantities. From this study, two layout proposals were developed, and these were then evaluated according to the contribution of weight to the factors considered most important when defining a layout. After developing the improvement proposals, an analysis of the results obtained was carried out in order to summarize everything that was developed. Some conclusions were also drawn, and possible improvements for future work were identified.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84641
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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Rui Alexandre Azevedo Oliveira.pdf
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