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TítuloO processo de transição da criança com Transtorno do Espectro do Autismo para o ensino fundamental: preocupações de mães em Brasília
Outro(s) título(s)The transition process of children with Autism Spectrum Disorder to elementary school: concerns of mothers in Brasilia
Autor(es)Araújo, Aline Oliveira de
Orientador(es)Pereira, Ana Paula da Silva
Palavras-chaveAutismo
Famílias
Intervenção precoce na infância
Transições
Autism
Early childhood intervention
Families
Transitions
Data27-Abr-2023
Resumo(s)A investigação tem reforçado o aumento das oportunidades de interação e aprendizagem proporcionadas pela Intervenção Precoce na Infância, dando prioridade ao papel desempenhado pelas famílias e ao reconhecimento antecipado de fatores de risco que possam afetar os diferentes domínios de desenvolvimento e aprendizagem da criança, associando-os a importantes resultados que influenciam a transição para ambientes escolares. Tendo por base o debate no campo investigativo sobre o tema e sobre os benefícios que o atendimento eficaz e de qualidade traz para a transição, especialmente no caso das crianças com Necessidades Educativas Especiais e respetivas famílias; e entendendo como cruciais as transições que ocorrem no acesso ao ensino fundamental, surge como finalidade deste estudo a análise e compreensão das perspetivas das famílias de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo acerca deste processo de transição. Para tal, fomos motivados a pesquisar informações a partir da visão de oito mães que acompanharam os serviços e apoios à transição destas crianças para o ensino fundamental, entre os anos de 2019 e 2021, na rede pública de ensino de Brasília, Distrito Federal do Brasil. Utilizámos uma abordagem qualitativa, com o método análise de conteúdo para o tratamento dos dados do estudo de casos reais captados pela entrevista semiestruturada, seguindo a técnica da escuta ativa. A conclusão do nosso estudo traz evidências de falhas que dificultam a transição, principalmente a nível de práticas que reforçam a preparação e o envolvimento da família e da sua criança no planeamento para integrar novos ambientes. As mães constatam três motivos basilares para a transição contínua, individualizada e inclusiva: (i) relações sociais, (ii) a articulação entre os níveis e (iii) o conhecimento das crianças e das suas necessidades. Enfatizam como fragilidade principal a falha na avaliação, na monitorização e na reflexão conjunta do processo de transição, evidenciando a necessidade da constituição de princípios orientadores e reguladores direcionados às escolas e adequados a cada contexto institucional, que englobem uma supervisão, principalmente a nível governamental. Os resultados deste estudo poderão ser uma referência útil para os profissionais, para as famílias ou para quaisquer interessados no aprimoramento do trabalho desenvolvido com as crianças com Transtorno do Espectro do Autismo que vivenciam a passagem para o ensino fundamental.
The research has reinforced the increased the opportunities for interaction and learning provided by Early Childhood Intervention, prioritising the role played by families and the early recognition of risk factors that may affect the different areas of development and learning of the child, associating the important outcomes that influence the transition to school environments. Based on the debate in the research field on the topic and on the benefits that effective and quality care bring to the transition, especially for children with Special Education Needs and their families; and understanding as crucial the transitions that occur for elementary school, the purpose of this study assesses the analysis and understanding of families of children with Autism Spectrum Disorder in reference to this transition process. To this end, we were motivated to research information from the standpoint of eight mothers who used the services and support for the transition of these children to elementary school, between 2019 and 2021, in the public school system of Brasília, Federal District of Brazil. We used a qualitative approach, with the content analysis method for the treatment of data, of the study of real cases captured by the semi-structured interview, following the technique of active listening. The conclusion of our study provides evidence of failures that hinder the transition, especially at the level of practices that reinforce the preparation and involvement of the family and their child in planning for new environments. Mothers note three basic reasons for the continuous, individualised and inclusive transition: (i) social relations, (ii) the articulation between levels and (iii) the knowledge of children and their needs. They emphasise as the main fragility, the failure in the evaluation, monitoring and joint reflection of the transition process, evidencing the need for the constitution of guiding and regulatory principles directed to schools and appropriate to each institutional context, which encompass supervision mainly at the governmental level. The results of this study may be a useful reference for professionals, families or any interested in improving the work developed for children with Autism Spectrum Disorder who experience the transition to elementary school.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (especialização em Intervenção Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84428
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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