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https://hdl.handle.net/1822/84418
Title: | A utilização de influenciadores digitais como estratégia de comunicação das marcas de moda - o caso da Josefinas |
Other titles: | The use of digital influencers as a communication strategy by fashion brands - the case of Josefinas |
Author(s): | Souto, Mafalda Neto |
Advisor(s): | Pires, Helena |
Keywords: | Influenciadores digitais Marca Redes sociais Relações públicas digitais Reputação de marca Brand Brand reputation Digital influencers Digital public relations Social networks |
Issue date: | 27-Feb-2023 |
Abstract(s): | Este relatório é o resultado de uma experiência de estágio de três meses na Josefinas, uma marca nativa digital portuguesa de calçado feminino do setor de luxo. O foco deste trabalho é a utilização de
influenciadores digitais na comunicação da marca e de que forma esta estratégia tem impacto na
construção da reputação da marca.
Durante a minha experiência de estágio, tive a oportunidade de trabalhar com influenciadoras digitais do
campo de interesse da Josefinas, nomeadamente em tarefas como a criação de novas parcerias, o
fortalecimento da relação entre a marca e as influenciadoras e a perceção dos resultados. Esta vertente,
que sempre me despertou interesse, levantou algumas questões, que decidi aprofundar numa reflexão
teórica.
O atual paradigma de comunicação, marcado pelo rápido acesso à informação, é um desafio para as
empresas, resultando numa progressiva adaptação às evoluções tecnológicas e sociais. Contudo, o
mundo do digital não é apenas um desafio, é também uma oportunidade. O digital é um espaço em
constante desenvolvimento, com novos conceitos e ferramentas, que podem trazer vantagens para as
empresas, nomeadamente difundir a marca, aumentar a sua notoriedade, a sua reputação e o seu
público, e proporcionar uma aproximação da marca com o mesmo. Não obstante, este novo paradigma
de comunicação impõe um bom planeamento de comunicação e uma forte gestão de Relações Públicas,
de modo a zelar pela identidade da marca, imagem e reputação.
Assim, foi realizado um estudo para perceber qual o papel dos influenciadoras digitais na construção da
reputação da marca Josefinas, onde se verificou que os influenciadoras digitais podem ter impacto na
reputação das marca, quer pela mensagem que transmitem, quer pela sua própria imagem.
Conseguimos perceber que as influenciadoras a quem a Josefinas se associa estão alinhadas com os
valores da marca, reforçando a sua identidade e reputação. Para além disso, podemos perceber que a
Josefinas tem em conta a crescente “comercialização” dos influencers e, por isso, utiliza-os na sua
comunicação de forma estratégica, mantendo o seu valor de marca premium/ de luxo. This report is the result of a three-month internship experience at Josefinas, a Portuguese native-digital women's footwear brand in the luxury sector. The focus of this work is the use of digital influencers in the brand's communication and how this strategy impacts the brand's reputation building. During my internship experience, I had the opportunity to work with digital influencers from Josefinas' field of interest, namely in tasks such as creating new partnerships, strengthening the relationship between the brand and the influencers and the perception of the results. This aspect, which has always aroused my interest, raised some questions, which I decided to deepen in a theoretical reflection. The new communication paradigm, marked by fast access to information, is a challenge for companies, resulting in a progressive adaptation to technological and social evolutions. However, the digital world is not only a challenge, it is also an opportunity. Digital is a space in constant development, with new concepts and tools, which can bring different advantages to companies, for instance to spread the brand, to increase its awareness, its reputation and its audience, and to bring the brand closer to them. Nevertheless, this new communication paradigm requires good communication planning and strong Public Relations management, in order to care for the brand's identity, image, and reputation. Thus, a study was conducted to understand the role of digital influencers in building the reputation of Josefinas’ brand, where it was found that digital influencers can have an impact on brand reputation, either by the message they transmit or by their own image. We were able to realize that the influencers with whom Josefinas associates are aligned with the brand's values, reinforcing its identity and reputation. Furthermore, we can perceive that Josefinas takes into account the growing "commercialization" of influencers and, therefore, uses them in its communication in a strategic way, maintaining its premium/luxury brand value. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84418 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations DCC - Dissertações de mestrado |
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