Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84287

TítuloOs desfiles em tempos de pandemia: um estudo de caso do novo formato do DFB festival
Outro(s) título(s)Fashion shows in pandemic’s times: a case study of the new format of DFB festival
Autor(es)Gondim, Clarissa de Carvalho
Orientador(es)Cunha, Joana
Palavras-chaveDesfiles de moda
Comunicação de moda
Semanas de moda
Dragão Fashion Brasil
Fashion shows
Fashion communication
Fashion weeks
Data2022
Resumo(s)As relações entre o que acontece no mundo contemporâneo a níveis socioeconómicos e como cada facto pode alterar cenários da moda traduzem bem a situação que motivou esta pesquisa. Este trabalho tem por objetivo principal fazer uma pesquisa exploratória sobre as prospecções futuras para os formatos de desfiles de moda, tendo como base o estudo de caso da primeira edição realizada de forma virtual do evento brasileiro Dragão Fashion Brasil (DFB), que teve seu formato repensado e renovado devido à pandemia da Covid-19 que instalou-se no mundo no começo de 2020. O estudo de caso compara, os eixos mundial e local (de Fortaleza, capital do estado do Ceará, onde acontece o evento de moda em questão). Sob a ótica da pesquisadora de moda que é também espectadora dos desfiles e semanas de moda, primeiramente, foi realizada uma pesquisa teórica embasada em literaturas sobre os eventos de apresentação de coleções de moda, os desfiles em tempos de pandemia (bem como a própria doença viral e o que ela impactou no cenário socioeconómico) e o DFB. Autores como Lipovetsky (1987), Skov (2009), Evans (2002), Hansen (2008), Braga (2011), Duggan (2005), Iamarino (2021), dentre outros, foram essenciais para as teorias que constituem e embasam esta dissertação. A seguir, foram realizadas entrevistas a partir de guiões estruturados com três profissionais da moda envolvidos na edição de 2020 do DFB. Estas entrevistas partiram da perspectivas de análise comparativa entre o formato tradicional físico e o virtual digital, por meio dos seguintes aspectos: Económico, Social, Psicológico e Pessoal. Estes aspectos geraram os subcódigos de análise: Inovação/Evolução; Financeiro/Monetário; Desafios/Desvantagens; Vantagens; Prospecção e Vivência de marca. Por meio da análise de conteúdo de Bardin (1977), foi realizado o recorte das falas dos entrevistados de acordo com o que se perguntou e foi possível coletar dados. Os resultados obtidos com as entrevistas, sugerem que existe um caminho em comum de acordo com os entrevistados para o futuro dos desfiles de moda, onde o físico e o virtual coexistem e se completam. O estudo desenvolvido considera que as investigações nas áreas citadas devem ser incentivadas e aprofundadas.
The relationship between whats happens in the contemporary world at socioeconomic levels and how each fact can change fashion scenarios clearly reflect the situation that motivated this research. The main objective of this work is to carry out an exploratory research on future prospects for fashion show formats, based on the case study of the first edition carried out virtually of the Brazilian event Dragão Fashion Brasil (DFB), which had its format rethought and renewed due to the Covid-19 pandemic that hit the world at the beginning of 2020. The case study compares the world and local axis (of Fortaleza, capital of the state of Ceará, where the fashion event in question takes place). From the perspective of the fashion researcher, who is also a spectator of the fashion shows and fashion weeks, firstly, a theoretical research was carried out based on literature on fashion collections presentation events, the fashion shows in times of pandemic (as well as the disease itself viral and what it impacted on the socioeconomic scenario) and the DFB. Authors such as Lipovetsky (1987), Skov (2009), Evans (2002), Hansen (2008), Braga (2011), Duggan (2005), Iamarino (2021), among others, were essential for the theories that constitute and support this dissertation. Then, interviews were conducted from structured scripts with three fashion professionals involved in the 2020 edition of the DFB. These interviews started from the perspective of comparative analysis between the traditional physical and digital virtual format, through the following aspects: Economic, Social, Psychological and Personal. These aspects generated the analysis subcodes: Innovation/Evolution; Financial/Monetary; Challenges/Disadvantages; Benefits; Prospecting and brand experience. Through Bardin's (1977) content analysis, the interviewees' speeches were cut according to what was asked and it was possible to collect data. The results obtained from the interviews suggest that there is a common path, according to the interviewees, for the future of fashion shows, where the physical and the virtual coexist and complement each other. The study developed considers that investigations in the aforementioned areas should be encouraged and deepened.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84287
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertacaoMestrado_Clarissa.pdf5,61 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID