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TítuloEstratégia do retalho na indústria da moda em Portugal após COVID-19: uma análise exploratória
Autor(es)Garcia, Rita Alexandra Mateus
Orientador(es)Abreu, Maria José
Palavras-chaveCOVID-19
Indústria 4.0
Retalho 4.0
Comportamento do consumidor
Moda
Industry 4.0
Retail 4.0
Consumer behavior
Fashion
Data2023
Resumo(s)O mundo atravessou uma fase de muitas incertezas com o aparecimento do COVID-19. A pandemia teve um impacto enorme na vida das pessoas e mudou muitos hábitos de consumo. Grande parte da população teve que se isolar nas suas casas, o que mudou drasticamente o quotidiano das pessoas, fazendo com que as suas necessidades mudassem. A pandemia trouxe muitas questões humanitárias e ambientais à consciência do consumidor e que passam por um consumidor mais exigente com os padrões éticos da moda e que procuram uma moda mais sustentável, com mais justiça e altos padrões éticos tanto ambientais como humanitários. O encerramento de muitos estabelecimentos comerciais fez com que surgisse uma urgência para a transição do ponto de venda físico para online. Assim, muitas empresas que já tinham este canal operacional, conseguiram manter o seu negócio a funcionar durante a pandemia, enquanto que muitas outras tiveram necessidade de se introduzir neste canal de venda. As empresas que não tiveram a capacidade de ser reajustar para o ponto de venda online, sofreram um impacto maior nas suas vendas. O futuro do retalho passa pela indústria e retalho 4.0, pois traz muitas vantagens para as empresas, desde um crescimento de produtividade, a uma redução de custos, maior competitividade e maior eficácia nos processos da cadeia de valor, o que faz com que a mudança para a indústria 4.0 seja quase que inevitável. Os resultados indicam que o consumidor continua a dar preferência a deslocar-se a um ponto de venda físico para adquirir produtos de moda, pela possibilidade de tocar, ver e experimentar os artigos. Apesar de o uso do canal online para a aquisição de produtos de moda ter aumentado, o consumidor nunca será totalmente digital, o que indica que o futuro passa pela implementação do omnicanal. Apesar de ter existido uma urgência para a transição do ponto de venda físico para online numa fase pandémica, as empresas portuguesas ainda estão muito atrasadas na implementação da Indústria 4.0, e a pandemia não teve um impacto significativo no seu reajustamento pois este ainda não estava implementado antes do Covid-19. O reajustamento do retalho passa por implementar processos e componentes do Retalho 4.0, mas também surgiram questões éticas e humanitárias por parte do consumidor que levam um reajustamento da indústria face a questões éticas e sustentáveis, o que leva a muitas mudanças estruturais.
The world went through a time of great uncertainty with the emergence of COVID-19. The pandemic had a huge impact on people's lives and changed many consumer habits. A large part of the population had to isolate themselves in their homes, which drastically changed people's daily lives, causing their needs to change. The pandemic has brought many humanitarian and environmental issues to the consumer's consciousness, with consumers becoming more demanding of ethical fashion standards and looking for more sustainable fashion, with more fairness and high ethical standards, both environmental and humanitarian. The closure of many retail outlets has led to an urgency to transition from the physical point of sale to online. Thus, many companies that already had this channel operational were able to keep their business running during the pandemic, while many others needed to introduce themselves to this sales channel. The companies that did not have the ability to readjust to the online point of sale suffered a major impact on their sales. The future of retail is industry and retail 4.0, because it brings many advantages for companies, from productivity growth, to cost reduction, greater competitiveness and greater efficiency in the value chain processes, which makes the change to industry 4.0 almost inevitable. The results indicate that the consumer still prefers to go to a physical point of sale to purchase fashion products, for the possibility of touching, seeing and trying on the items. Although the use of the online channel to purchase fashion products has increased, the consumer will never be fully digital, indicating that the future lies in the implementation of omnichannel. Although there was an urgency for the transition from the physical point of sale to online in a pandemic phase, Portuguese companies are still far behind in the implementation of Industry 4.0, and the pandemic did not have a significant impact on their readjustment because this was not yet implemented before Covid-19. The readjustment of retail involves implementing processes and components of Retail 4.0, but ethical and humanitarian issues have also arisen from the consumer that led to a readjustment of the industry to ethical and sustainable issues, which leads to many structural changes.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84260
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

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